Nota de Dom Antonio Rossi Keller

 Querida comunidade, 


Os dois maiores jornais do Estado publicam reportagens sobre a decisão do Tribunal de POA que acolheu a denúncia apresentada pelo Ministério Público em meu desfavor. Certamente haverá ainda mais comentários, especialmente porque muitas pessoas não leem as matérias publicadas, que são bastante equilibradas. Ficam só no título da notícia e imediatamente transformam-se em juízes implacáveis, considerando a palavra “réu” como sinônimo de “condenado”. 


Neste momento, é importante dizer:


1. Fui totalmente absolvido na instância eclesiástica, após um Processo canônico conduzido de forma absolutamente correta e regular.


2. Fui “absolvido” destas acusações na 1a instância, sendo que o Exmo. Sr. Juiz não acolheu as acusações em meu desfavor, pelas razões previstas pela Lei e pela Justiça. 


3. O Ministério Público tem todo o direito de apelar desta decisão de 1a instância e o fez, dentro das normas da Lei. 


4. A decisão do colegiado de três desembargadores, em Porto Alegre, também, de certa forma era esperada, até pela repercussão que esta questão toda teve. 


5. Como prevê a Lei, a defesa irá recorrer em todas as instâncias possíveis contra esta decisão do acolhimento da denúncia. Temos fortes razões para acreditar que a mesma possa ser revertida.


6. Em caso de processo, todas as medidas para provar minha inocência serão tomadas, sempre amparadas pelo Direito e pela Lei.


7. O escândalo que aqueles que me acusam causam fundamenta-se no único fato de que eles sabem muito bem de minha inocência. Por isso pretendem criar estas situações para escandalizar as pessoas em relação ao bispo diocesano, pretendendo “ganhar no grito” esta batalha. A intenção é a de criar uma situação insustentável, para que eu seja definitivamente afastado da Diocese.


8. Estou sereno e tranquilo como sempre estive, desde que, há quatro anos, tudo isto começou — e a comunidade sabe bem o porquê, as verdadeiras razões de fundo destas acusações. 


Peço suas orações e que, com a responsabilidade da verdade que nos vincula a Cristo, à Igreja e ao nosso povo, esclareçam seus familiares e amigos sobre esta questão. 


Deus abençoe a vocês e a suas famílias.


Dom Antonio Rossi Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário