Dica do editor - Festa da Colônia começa hoje em Gramado

 A partir das 18h desta quinta-feira (28) parte do interior de Gramado se transfere para a área urbana do município por 18 dias. Até 15 de maio são esperadas no evento cerca de 300 mil visitantes. O novo endereço dos representantes das três etnias que construíram Gramado (alemães, italianos e portugueses) é o complexo do Expogramado, onde está montada toda a estrutura da 31ª Festa da Colônia de Gamado – Unindo Origens, Celebrando Tradições.

A edição deste ano terá o retorno de atividades importantes que foram suspensas na edição anterior em decorrência da pandemia. Entre elas estão os Jogos Rurais, os Desfiles de Carretas, o espetáculo Origens e a Escolinha Rural. A eles se somam atrações gastronômicas (cozinhas alemãs e italiana), os biers (com bolinhos de aipim, de batata, batata fritas, vinho e chopp), os fornos (com pães e cucas quentinhas, pãozinho com linguiça e biscoitos), além da feira de produtos coloniais, onde serão comercializados produtos originários das agroindústrias familiares, uma das forças da economia do interior do município.

“É uma vitrine importante para os nossos produtores rurais”, afirma o prefeito Nestor Tissot. Para a presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Volk, a Festa da Colônia retoma todas as atividades anteriores à pandemia, sendo uma alavanca importante para a agricultura familiar de Gramado. “Tudo que temos de melhor nas nossas colônias estará na Festa”, afirma Rosa Helena, destacando que as marcas do nosso interior são a qualidade do seu trabalho, belezas naturais e a hospitalidade.

Já o secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni, coloca que a Festa é uma consequência do apoio que a administração municipal oferece ao interior de Gramado durante o ano todo, desde o acesso com estradas pavimentadas e apoio para abertura de agroindústrias. “Queremos que as famílias permaneçam no interior, principalmente os jovens”, frisa


Confira a programação do primeiro fim de semana da Festa:

28/Abril - Quinta-Feira

- 18h - Banda Canecão do Vale - Palco Pró-Cultura LIC.

- 18h30 as 19h30 - Palestra: Aspectos Históricos e estéticos dos figurinos típicos da cultura alemã - Professora Mestra Denise Q. Kleine - Escolinha Rural.

- 19h - Ataliba e Banda - Palco Pró-Cultura LIC.

- 20h – Banda Canecão do Vale - Palco Pró-Cultura LIC.


29/Abril - Sexta-Feira

14h às 15h30 - Visitação Guiada - Oficina de Brinquedos / Pintura de ilustração temática / Cozinha da Oma e da Nona - Escolinha Rural.

- 16h - Musical Horizonte - Palco Pró-Cultura LIC.

- 19h - Banda Saxônia - Palco Pró-Cultura LIC.


30/Abril - Sábado

- 9h – Jogos Rurais - Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 - Complexo Festa da Colônia.

- 10h - Abertura Oficial da Festa - Complexo Festa da Colônia.

      - Grupo Origens - Palco Pró-Cultura LIC.

      - Coral Circolo Trentino - Palco Pró-Cultura LIC.

- 12h - Banda Tannenwald - Palco Pró-Cultura LIC.

- 15h - Banda Tannenwald - Palco Pró-Cultura LIC.

- 16h - Invernada Artística Mirim do CTG Manotaço de Gramado - Palco Pró-Cultura LIC.

- 16h - Festa dos Espantalhos - Avenida Borges de Medeiros.

- 16 h - Grupo Origens - Avenida Borges de Medeiros.

- 17h - Banda Tannenwald - Palco Pró-Cultura LIC.

- 19h30 - Ataliba e Banda - Palco Pró-Cultura LIC.


01/Maio - Domingo

- 9h - Jogos - Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 - Complexo Festa da Colônia.

- 11h - Coral Vozes de Gramado - Palco Pró-Cultura LIC.

- 12h - Banda Macega Show - Palco Pró-Cultura LIC.

- 14h - Coral Linha Bela - Palco Pró-Cultura LIC.

- 16h - Banda Macega Show - Palco Pró-Cultura LIC.

- 19h - Banda União - Palco Pró-Cultura LIC.


A Festa da Colônia tem Lei de Incentivo à Cultura e é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Patrocínio master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Financiamento Governo do Estado do Rio Grande do Sul Novas Façanhas na Cultura – Pró-Cultura.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado.

Serviço:

31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.

Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário