Instituto Brasil-Israel comenta fala de Lula no Dia da Independência de Israel

IBI lamentou imprecisão dos fatos descritos pelo presidente e que podem gerar mais incompreensão sobre o conflito entre Israel e Palestina

Em declaração dada nesta quarta, 26, dia em que se comemora a Independência de Israel, o presidente Lula disse que foi a ONU que criou o Estado Judeu - e não criou o Estado palestino. "A ONU era tão forte que, em 1948, conseguiu criar o Estado de Israel. Em 2023, não consegue criar o Estado palestino", declarou o presidente brasileiro, em visita à Espanha. 

O Instituto Brasil-Israel (IBI) lamenta a imprecisão dos fatos descritos, “o que pode gerar uma incompreensão sobre o conflito entre Israel e Palestina. É um tema complexo e o caminho para a paz exige, também, profundo conhecimento da situação.

Em 29 de novembro de 1947, em uma sessão presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, a ONU votou a resolução 181, que definia a Partilha da Palestina. Segundo a decisão, haveria dois Estados: Israel e Palestina.

Na decisão da ONU, o território seria dividido entre um Estado Judeu e outro Palestino, enquanto Jerusalém seria território internacional. Os líderes judeus aceitaram, os palestinos, não. Em 14 de maio de 1948, os judeus declararam a independência de Israel.

O Estado de Israel foi reconhecido pela ONU, mas não pelos palestinos - que tampouco criaram o próprio Estado. A criação de Israel, portanto, foi feita por líderes judeus sionistas, com aprovação da ONU, baseada na decisão de que dois Estados eram legítimos”, esclarece o IBI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário