Novas medidas

O governo dos EUA propôs uma tarifa adicional de 12,5% ao Brasil após concluir que o país não possui leis ou fiscalizações eficazes para proibir a entrada de produtos estrangeiros fabricados com trabalho forçado.

 A medida integra uma investigação global contra cerca de 60 nações conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).

Abaixo estão os principais pontos da proposta e do cenário comercial:

Alíquota proposta: 12,5%. O Brasil está no grupo de nações penalizadas com essa taxa (junto com China, Japão e outros), enquanto outros parceiros comerciais enfrentam uma sobretaxa de 10%.

Acumulação de taxas: O anúncio ocorre dias após o USTR propor uma tarifa separada de 25% sobre produtos brasileiros por supostas práticas comerciais desleais (envolvendo desmatamento, etanol e o sistema Pix). 

Se ambas forem aprovadas, o custo para exportar ao mercado americano pode subir significativamente.

O governo brasileiro contestou a investigação, afirmando que a iniciativa americana pode prejudicar as políticas internas consolidadas de combate ao trabalho escravo e que as sanções unilaterais são incompatíveis com as regras da OMC.

A medida não é imediata e está em fase de consulta pública. O USTR receberá contribuições e realizará audiências no início de julho de 2026 para definir quais setores ou produtos específicos serão alvo da cobrança. Certos alimentos e minerais cruciais costumam receber isenções para evitar choques na economia americana.

Flávio Bolsonaro chama Lula de "vagabundo", processa-o no STF e diz que Lula deu ordem para assassiná-lo a sangue frio

Um ex-ativista do Psol esfaqueou Jair Bolsonaro e um vagabundo do PT quer que um aliado do PCC faça o mesmo com o filho.

O senador Flávio Bolsonaro dobrou a aposta, ontem, em Belo Horizonte, depois que o presidente nomeado Lula da Silva fez verdadeira apologia ao crime ao declarar que o candidato do PL é "traidor igual a Silvério dos Reis e deve ter o mesmo fim do traidor da Inconfidência, ou seja, a forca". Lula não conhece a história e não sabe que Silvério morreu de morte natural em São Luiz.

Em Belo Horizonte, onde recebeu o título de Cidadão Honorário, Flávio Bolsonaro fez um anúncio e uma revelação:

Anúncio - O senador anunciou que pediu ao STF para processar Lula por incitação ao crime.

Revelação - O senador disse que Lula deu ordem para assassiná-lo e a investigação sobgre a ameaça está a cargo da Polícia Legislativa. 

O que disse Flávio:  "Lula, vocé não vai me enforcar. Eu conheço um vagabundo de longe. Bastou eu atuar contra o PCC e o CV que você deu uma espécie apito de cachorro para facções me executarem".