Cláudia Woellner Pereira - Não somos inimigos

- Cláudia Woellner Pereira – tradutora e redatora


No fim de fevereiro de 2022 estive à mesa, frente a frente, com um cidadão de Londres de origem ucraniana.


Havia estourado a Guerra da Ucrânia (melhor: a Guerra da Rússia contra a Ucrânia) e aquele homem, de índole fria,  equilibrada, com uma mente superafiada - pela cultura, formação e profissão -,  acostumado a análises de tendências, de cenários políticos e econômicos, explodiu em lágrimas: "Quão rápido dividiram o povo! São só ideias! Estamos afundando num lamaçal de ideias!".

 

As lágrimas eram pelos pais dele, que poderiam, a qualquer momento, compor as estatísticas de mortos. Pela perda de amigos e conhecidos. Pela destruição de patrimônios históricos e culturais, de lugares que eram seus, que pertenciam às suas memórias de infância e adolescência.


Até pouco tempo antes da guerra, russos e ucranianos não se viam como "russos" e "ucranianos". Eram irmãos, vizinhos, parceiros de trabalho. Transitavam livremente em territórios russos e ucranianos como se fosse um só país. Uma mesma família tinha pessoas residentes lá e cá.


Antes do primeiro bombardeio físico russo, os ataques foram sendo realizados no campo cognitivo, minando a percepção de irmandade entre russos e ucranianos. Numa velocidade espantosa, aqueles que se viam como iguais posicionaram-se armados na frente “russa” e na frente “ucraniana”.


Janeiro de 2023, Brasil, repito com a mesma dor: "Quão rápido se dividiu o povo!".


Direita, esquerda. Fascista, antifascista. Democrático, antidemocrático...


O povo brasileiro vem sendo retalhado em categorias adversárias capazes de se denunciarem como se fossem criminosas. E nem temos a certeza de que todos conhecem em profundidade os rótulos que estão sendo disparados e pregados nos semblantes alheios.


Lamaçal de ideias. 

Terreno perigoso, minado. 

O sistema de alerta precisa ser acionado em nossas mentes para que não afundemos. Não somos inimigos.  Onde está o verdadeiro inimigo?




3 comentários:

  1. Onde está o verdadeiro inimigo? Respondo: Atualmente e por enquanto no PODER.

    ResponderExcluir
  2. Na real o inimigo é externo (Great Reset/Globalistas/Atlantistas) e tem meta que é perpetuar sua exploração secular que há muito tempo faz com povos com muito menos poder bélico e político, e usaram um fantoche como liderança interna e externa um ator, no caso da Europa/EUA está se dando muito mal, subestimaram os russos, porém é culpado pelo sangue de milhares de inocentes.

    ResponderExcluir
  3. Lamentavelmente os nossos maiores inimigos são aqueles eleitos pelo povo, os quais deveriam nos priorizar e defender dos absurdos e desmandos deste país. Nossa classe política é submissa aos seus próprios interesses.

    ResponderExcluir