Sai primeiro indiciamento dos ladrões dos velhinhos aposentados. Presidente do INSS no governo Lula é um deles. Lulinha ficou de fora.

 A Polícia Federal concluiu o primeiro inquérito da Operação Sem Desconto indiciando o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e mais 47 pessoas, entre elas o "Careca do INSS", tudo no âmbito de um escândalo pavoroso de roubalheira bilionária de dinheiro de velhinhos aposentados e pensionistas. 

Stefanutto foi nomeado por Lula da Silva, sob indicação do então ministro Carlos Lupi, ambos do PDT. Os dois tiveram que sair para não contaminaram demais o governo do PT.

Nesta fase, Lulinha, que é protegido pela PF, PGR e STF, está de fora do indiciamento.

Os indiciados de hoje são investigados por um esquema de descontos indevidos em benefícios e desvios que podem chegar a R$ 6 bilhões. Stefanutto é suspeito de receber propina mensal de R$ 250 mil em troca de omissão na fiscalização.

O relatório final da PF, com cerca de 265 páginas, foi entregue ao ministro do STF André Mendonça. 

Além de Stefanutto, a lista de indiciados inclui o ex-procurador-geral da autarquia, Virgílio Antônio Ribeiro Filho, ex-diretores, o presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares) e o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS". Os envolvidos responderão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.As defesas dos investigados informaram que ainda não tiveram acesso completo ao relatório da PF para se manifestar. A Conafer divulgou nota afirmando que respeita o trabalho da PF e considera inadequado tentar transformar uma etapa de investigação em condenação antecipada antes do devido processo legal.