Pedro Lagomarcino - Convite rejeitado

 CONVITE REJEITADO!

Sr. Felipe Santa Cruz,

Inicialmente, permita-me externar que me causa imenso constrangimento, não só como Advogado, mas como cidadão brasileiro, ver mais este “evento” divulgado pela OAB Nacional, a qual é presidida por Vossa Senhoria.

Ao que se pode perceber, o que se compreende por pitoresco e por circense, lamentavelmente, passaram a ser grandes preocupações da OAB Nacional.

Como esquecer do convite que Vossa Senhoria fez em sua gestão ao YouTuber Felipe Neto, para participar da Conferência, saliento, MAGNA, da OAB, com o intuito de abordar o tema Fake News?

Como esquecer?

Impossível.

Eis que agora, Vossa Senhoria convida ninguém mais, ninguém menos, do que Dilma Rousseff, uma Presidenta da República cassada por processo de impeachment e por prática de crime de responsabilidade, para palestrar no que se conseguiu denominar como “Papo em ORDEM”.

Ao se cotejar o nome escolhido para o “evento” com a palestrante escolhida, já de pronto se percebe que o inconcebível passou a ter vez e voz.

Senão vejamos.

De que ORDEM efetivamente estamos falando?

Da Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB Nacional), como Órgão de Classe da Advocacia, em que seu Presidente deve(ria) se pautar pela defesa incansável, horizontal, democrática, e em especial, combativa, em prol dos interesses dos membros que dela fazem parte, leia-se, os Advogados ou, de uma Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB Nacional), como Órgão de Classe da Advocacia, em que seu Presidente a utiliza, para promover “eventos” com estreita proximidade ideológica e política que se identifica, notadamente, para dar amplo espaço a opositores inconfundíveis do governo democraticamente eleito pelo voto, do atual Presidente da República?

A propósito, quais são os critérios para participar de “eventos” com Vossa Senhoria, na posição de Presidente da OAB?

Ser notório opositor do atual governo do Presidente da República ou se ter curriculum vitae consistente, com títulos acadêmicos na área profissional em que se atua ao advogar, bem como pela comprovada atuação profissional?

Fico aqui a fazer estas reflexões, a despeito das respostas me parecerem até mesmo óbvias.

A considerar os dois nomes citados causa-me perplexidade ver que para “eventos” desta “magnitude”, ser Advogado, estar regularmente inscrito na OAB, atuar há décadas de forma exemplar, parece não figurar como critérios escolhidos por Vossa Senhoria.

Se não estamos a tratar desta Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB Nacional), então de que ordem estamos falando?

A considerar os predicados e predicativos da convidada de Vossa Senhoria, não seria de bom alvitre então se trocar o nome do “evento”, para “Papo com DESORDEM”, haja vista as PaTacoadas que o (des)governo desta inconfundível senhora promoveu em nível nacional? Aliás, (des)governo esse PavimenTado por estratosféricos constrangimentos sucessivamente causados a legislação em vigor, ao Estado Democrático de Direito e à norma culta.

Como não recordar de algumas “preciosidades” a seguir transcritas:

- “Porque em Vidas Secas (obra de Graciliano Ramos) tá retratado todo o problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste pro Brasil.”

Anotação: o Nordeste continua sendo região do Brasil, acaso a convidada de Vossa Senhoria desconheça.

- “Então ontem eu disse pro Presidente Obama, que era claro que ele sabia, que depois que a pasta de dente sai do dentifrício ela dificilmente volta prá dentro do dentifrício”.

Anotação: o Presidente Obama deve ter ficado eternamente grato por esta lição.

- “E por que hoje? Porque era o dia que eu podia e ele podia. Eu podia. Quase que eu não podia.”

Anotação: sensacional esta explicação da convidada da Vossa Senhoria.

- “Vou dizer prá vocês uma coisa: tenho muito orgulho de estar aqui hoje em Roraima. Quero dizer a vocês que Roraima é a capital mais distante de Brasília. Eu me considero hoje uma roraimada. Ro-ra-i-ma-da”.

Anotação: só podem ser os efeitos psicodélicos do famigerado programa PáTria Educadora. Só podem ser. A convidada de Vossa Senhoria rebaixou Roraima, Estado, a condição de cidade e ao que se constata destituiu Boa Vista como capital de Roraima. Por fim, tcham, tcham, tcham, tcham: roraimense deixou de existir e o que passou a existir foi... tcharãããmmm... ro-ra-i-ma-da. Sinceramente, sem palavras, surreal, bizarro, incrível!

- “Então, aqui, hoje, eu tô saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil”

Anotação: desde esta declaração da convidada de Vossa Senhoria estamos aguardando pelo direito de resposta da mandioca. Aliás, ainda mais depois da deferência de que foi uma conquista do Brasil.

- “Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em ‘homo sapiens’ ou mulheres sapiens’”.

Anotação: creio que Vossa Senhoria deve abrir uma frente de vanguarda, porém do atraso, para recomendar a sua convidada ao Prêmio Nobel interdisciplinar. Só nesta sentença há “um manancial de conhecimento” de antropologia, história, biologia, que a nossa vã filosofia desconhece.

- “A grande porta de saída é uma porta de entrada”.

Anotação: Vossa Senhoria precisa, com urgência, falar com os Conselho Regionais de Engenharia e os Conselhos Regionais de Arquitetura de todo país. A convidada de Vossa Senhoria é uma sumidade para a engenharia e para a arquitetura e nós é que ainda não sabíamos.

- “Gente eu engasguei comigo mesma”.

Anotação: recomendamos muito cuidado a Vossa Senhoria, pois tendo em conta o “evento” que se avizinha, vai que a convidada “se engasga com outra pessoa”. Vai que, né? Vai que.

- “O meio ambiente é sem dúvida uma ameaça ao desenvolvimento sustentável.”

Anotação: com a palavra os ambientalistas.

- “4 (quatro) para 13 (treze) dá 7 (sete). Aliás 4 (quatro) para 13 (treze) dá 9 (nove).”

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel.

- “E nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta”. 

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel.

- “A terra é curva”.

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel.

- “Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança... o dia da criança é o dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante.”

Anotação: Vossa Senhoria precisa chamar todos os sindicatos de veterinários, para nos ajudar a dissolver este impasse.

- “Até agora a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos, do que ela dura, da sua manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e dá gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento”.

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel. Aliás, estocar energia hidrelétrica e estocar vento... incrível... “um primor” para a física quântica. Estou pensando em cobrar muitos sacos para fazer a armazenagem. Vossa Senhoria já imaginou? Um latifúndio de estocagem de vento? Melhor nem imaginar. Vai que se cria o MSV (Movimento dos Sem Vento) e ocorre a ocupação e o saque dos sacos. Melhor não dar esta ideia.

- “Eu não dei nada prá ninguém que eu não quisesse”.

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel. A lógica desta sentença é incrível.

- “Não é 30% dos recursos da exploração. É 30%, de 25%. Ou 30%, de 30%. Portanto, não é 30%. Está entre 7,5% ou um pouco mais, 12,5%. Não se trata de 30%!” 

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel. 

Sr. Felipe Santa Cruz, aprendi, com a experiência da vida, que são os iguais que se atraem e que o tempo faz cada um assumir as feições que realmente tem.

Desta forma, não posso deixar de “dar-lhe os parabéns” pela escolha da convidada e pelo nome dado ao “evento”.

Não tenho dúvidas que será uma ocasião muito “profícua” para compartilhar “conhecimento”.

Permita-me a franqueza habitual para lhe dizer que “eventos deste porte” constrangem a Classe e quem se pauta por bem advogar, em especial, quando percebe que Vossa Senhoria em vez de se desincumbir de forma impessoal e despida de interesses ideológicos e políticos das atribuições que está investido, tem comportamento exatamente oposto. Ao meu entender, também neste particular, verdade seja dita, Vossa Senhoria deixa, e muito, a desejar.

Aproveito ao ensejo para confirmar, com antecedência, a minha ausência no “evento”.

Respeitosamente,

Pedro Lagomarcino

4 comentários:

  1. Que presidente temos em. A mim não me representa. Como foram infelizes os conselheiros que o escolheram. Eu não o conhecia, mas os conselheiros deviam conhecê-lo. Ter um presidente da OAB deste quilate é desanimador.

    ResponderExcluir
  2. Devia ir e fazer perguntas as mesmas que fizeram pro falastrão do Guedes e depois comparar.

    ResponderExcluir
  3. Quem falou em falastrão do Guedes deve ser um aluno ou aluna da Dilma..rsrs

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse tal FELIPE SANTA CRUZ, que está na presidência da OAB se acha. Esse cargo é momentâneo, um dia será destituido, mas a semente que está plantando um dia dará frutos e ele colherá. Essa LEI é DIVINA.

    ResponderExcluir