Artigo Astor Wartchow - As pesquisas e Lula


Pesquisas eleitorais têm incluído o ex-presidente Lula na lista dos presidenciáveis. E confirmado sua expressiva performance, notadamente no norte-nordeste, fruto da memória popular  residual de candidaturas anteriores e gestões de governo de viés populista.
A surpresa não é o bom desempenho pré-eleitoral de Lula nas pesquisas. O que surpreende e motiva indagação geral diz respeito sobre o porquê de sua inclusão da lista dos presidenciáveis.
Ora, Lula é inelegível. Investigado, processado, julgado e condenado em primeira e segunda instância, preso inclusive, sua possível candidatura é inviável haja vista a vigência e eficácia da Lei da Ficha Limpa. Mas, então, por que seu nome consta das pesquisas?
Do ponto de vista dos contratantes das pesquisas, suponho que haja um compreensível excesso de liberalidade e ânimo de parecer simpático e democrático. Então, objetivamente, a quem interessa criar e manter este ilusionismo (em torno de uma provável candidatura Lula) e com que objetivos?
Primeiramente, sem dúvida, interessa ao Partido dos Trabalhadores (PT), que assim mantém ativa a retórica e a mobilização de seus filiados e simpatizantes. Aliás, fundamental para viabilizar a candidatura daquele que será indicado por Lula como seu candidato preferencial, filiado ou não ao PT.
Mas, em sentido contrário, a manutenção de Lula nas pesquisas (sobretudo com bom desempenho) também muito interessa àqueles que se apresentam como seus adversários mais ferrenhos.
Ao candidato Bolsonaro, por exemplo, convém estes indicadores. Quanto mais aparece e cresce o espectro Lula, mais cresce o espectro Bolsonaro. Lula/PT e Bolsonaro, são, respectivamente, causa e consequência.  
Quanto aos interesses dos demais e potenciais candidatos presidenciais, a inclusão de Lula nas pesquisas (e o seu efeito colateral Bolsonaro) prejudica, distorce e adia uma percepção mais realista de suas possibilidades e viabilidades eleitorais.
Tocante aos contratantes das pesquisas, sejam jornais e/ou entidades representativas de classes sociais e empresariais, e que exigem e/ou toleram a inclusão de Lula na nominata de pesquisas, creio que tal atitude caracteriza uma irresponsabilidade e inconseqüência.
Além de ignorarem a legislação eleitoral vigente, seja por excesso de liberalidade, democratismo ou demagogia, resulta que não contribuem para o apaziguamento social e o encaminhamento das atuais e vindouras demandas nacionais.
A quem mais interessa a inclusão do inelegível Lula nas pesquisas? E com que objetivo?             

6 comentários:

  1. Peço vênia para discordar do raciocínio do autor do texto. Bolsonaro não é causa ou consequência de Lula, mas sim de todo um sistema podre e corrupto que existe no pais desde a chamada "redemocratização". Nosso Páis foi pilhado durante 30 anos por essa classe política de ex exilados. Bolsonaro é e foi a única voz que se levantou contra toda essa politicagem marota de esquerda e essa doutrinação comunista que impera em todos os setores, inclusive na imprensa. Me Perdoe, mas demagogo é a ideia de que Bolsonaro representa a ditadura, que sequer existiu no Brasil. Bolsonaro, por enquanto, é a única alternativa que existe para quem quer mudança. Quem se preocupa em discutir a inclusão ou não do nome do Lula nas pesquisas, quer apenas criar uma cortina de fumaça sobre o verdadeiro problema que devemos enfrentar. É desolador verificar que ainda existem pessoas que procuram distorcer os fatos e buscar aconchegar seus interesses particulares em detrimento de toda uma nação. A liberdade de imprensa é fundamental, mas a coerência, a ética e a verdade dos fatos são inafastáveis. Infelizmente, pelo que se nota no artigo, busca-se mais associar a figura de Lula a de Bolsonaro, e não informar e formar opinião sobre os verdadeiros problemas de nosso Páis!

    ResponderExcluir
  2. Bem lúcido o comentário. Na última semana antes da eleição Lula irá influir no pleito pois destinará a algum afeto seus pretensos votos. Um presidiário influindo nesta eleição! Pior, com o apoio consciente ou não da mídia.

    ResponderExcluir
  3. BOLSONARO NÃO TEM NADA A VER! E O POVO ELEITOR QUE GOSTA DE BOLSONARO É FIEL! QUEM PERDE É O CENTRÃO, PODRE, LIGADO AO PT, AO PSDB! E NÃO TEM ALTERNATIVAS! PORTANTO NADA A VER BOLSONARO COM LULADRÃO!

    ResponderExcluir
  4. É como se fosse uma tortura. Estamos sendo "metralhado" 24 horas por dia pela mídia impressa, falada e televisada com: "lula...Lula...Lula ...Lula...Lula..." Pergunto: Até quando? Quem está financiando tudo isso?

    ResponderExcluir
  5. Que mania essa de associar bandido preso e condenado ao Bolsonaro. São coisas totalmente distintas. Bolsonaro nasceu em virtude de toda a patifaria e bandidagem generalizada que a esquerda sempre apoiou.

    ResponderExcluir