- Maurenio Stortti é diretor da M.Stortt, Porto Alegre.
Muitos leitores nem sabem o que é compliance.
O termo compliance vem do
inglês comply que significa agir em sintonia com as regras. A gestão
por processos de compliance ganhou popularidade a partir da Lei
Anticorrupção no Brasil e das consequências e análises da Operação Lava Jato.
Afinal, a compliance é ferramenta de gestão ou recurso jurídico ?
As empresas têm que trabalhar com o modelo
de compliance na forma de gestão, e não como um instrumento jurídico,
como ocorre na maioria das empresas nacionais.
Vocês estão aliados à Thompson em projetos customizados para as empresas. Como acontece isto ?
A Thompson e a M.Stortti adequam o projeto para cada
empresa, individualmente, ao um modelo próprio de compliance, não
distanciando da visão de ganhar dinheiro o obter resultados, visto que esse é o
objetivo final de toda a corporação.
Em que nível se dá a aplicação do modelo de compliance ?
Em sua estrutura, o modelo de compliance deve
envolver todas as diretorias e áreas. Está se disseminando de maneira similar
ao o que ocorreu há algum tempo com a reengenharia na década de 90. O fluxo de trabalho inicia por um suporte conceitual da
alta administração. Segue com a avaliação de riscos que cada empresa apresenta,
visto que a realidade do segmento de saúde difere de postos de gasolina, por
exemplo. Depois do suporte e da avaliação de riscos, o terceiro
passo é criar um código de conduta e de políticas de compliance a ser cumprido
junto aos stakeholders da organização. O trabalho desenvolvido pela
Thompson e M.Stortti no Brasil segue então com os controles internos do
projeto, com uma lógica concentrada em regras claras internamente.
Treinamento e comunicação para o sucesso do programa
estão inclusos no fluxo das atividades e inclui não apenas os funcionários da
empresa, mas também fornecedores e até clientes.
Mas a aplicação da compliance não se limita à alta administração ?
Nem apenas internamente. A construção de canais de denúncia são
implementados, sendo especialmente importantes nesta comunicação digital que
integra o público nas mídias sociais. Esse item é bem importante e, de acordo
com a visão da Thompson e da M.Stortti, a administração dessa ação deve ser
externa à empresa. Auditorias especializadas vêm ocupando este espaço.
Na sequência estão as investigações internas que
acompanham todo o processo de compliance, culminando então na auditoria e
na manutenção do projeto.
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