Ivermectina

  Há pelo menos dois dias, as redes sociais informam que  empresa farmacêutica japonesa Kowa informou nesta segunda-feira, 31, que a ivermectina apresentou reação antiviral contra a variante Ômicron do novo coronavírus.

A agência Reuters, hoje, confirmou a informação.

O resultado é fruto de um ensaio não clínico (quando não envolve testes em humanos) feito por meio de uma parceria da Kowa com a Universidade de Kitasato, com sede em Tóquio. O teste do medicamento para validar o tratamento em humanos ainda está em andamento.

Inicialmente utilizada para combater parasitas em homens e animais, a possibilidade de a ivermectina ser reposicionada para o tratamento antiviral contra o coronavírus está em debate desde o início da pandemia

Até o momento, nenhuma agência sanitária recomendou o uso do medicamento para tratar a covid-19. Contudo, estudos revelaram que o fármaco age impedindo que o vírus se ligue às células, conforme relatou em entrevista a Oeste a biomédica Rute Alves Pereira e Costa.


Mestre em fisiopatologia médica e doutora em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado pela Harvard Medical School, Rute disse que esse processo é o mesmo do Paxlovid, produto desenvolvido pela Pfizer para tratar a covid-19 nas fases iniciais da contaminação pelo novo coronavírus.a de considerar a covid-19 ‘doença crítica’ e volta à normalidade

“Um dos principais mecanismos de ação da ivermectina é impedir que o vírus se ligue à célula na região viral 3CLpro, do mesmo jeito que o Paxlovid, da Pfizer, se propõe a fazer”, explicou. “Ou seja: Paxlovid e ivermectina agem na mesma região do vírus.”

3 comentários:

  1. Mentiras, Paxlovid é um antiviral que atua como um inibidor de protease, uma enzima presente no coronavírus necessária para que ele se replique. Essa fórmula tem uma ação direta contra o Sars-CoV-2 e teve eficácia comprovada em ensaios clínicos randomizados controlados.

    Já a ivermectina tem ação antiviral apenas em altas dosagens, mais de 6 vezes maiores que as usadas contra pulgas e carrapatos, o que a torna inutil como antiviral pela toxicidade que teria, uma coisa é fazer um ensaio em placa de petri no laboratório jogando um monte do produto até matar virus e outra bem diferente é sua ação quando dissolvido no sangue. A maioria dos vermifugos possuem ação antiviral em laboratório...

    ResponderExcluir
  2. Ade estude melhor sobre ivermectina .

    ResponderExcluir
  3. Este tal de Ade deve receber umas "verdinhas" da Pfeizer

    ResponderExcluir