Artigo, Guilherme Fiuza, Gazeta do Povo - Desenvolvimento não dá manchete


O escândalo do DNIT foi um dos casos de corrupção mais intrigantes da história recente do Brasil. Por duas razões: sua dimensão gigantesca e a facilidade com que foi abafado. Ao coquetel se soma agora o ingrediente mais intrigante de todos: esse antigo antro de bandalheiras está sendo transformado em modelo de gestão — e isso não é manchete no Brasil.

DNIT é a sigla para Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e foi um dos grandes focos da roubalheira no império petista. A CPI do DNIT foi barrada no Congresso (2011) porque na época a população ainda estava inebriada com o mito de Luiz Inácio da Silva, o santo dos pobres. O mensalão já tinha sido esfregado na cara do Brasil, mas assim mesmo ele elegeu Dilma Rousseff, ungida por Lula como a Mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). E a rainha do PAC era a construtora Delta, que estava no centro do escândalo do DNIT.

A grande imprensa se encontrava num momento bem mais saudável que o atual – ainda não tinha caído na tentação da panfletagem politicamente correta para concorrer (estupidamente) com as redes sociais. Os principais veículos se revezavam em reportagens contundentes sobre a máfia que tinha dominado as grandes obras viárias sob o manto protetor de Dilma, Lula e almas honestas associadas. As cifras milionárias dos superfaturamentos eram publicadas diariamente — naquele que foi o petrolão dos transportes e teve na mídia a sua Lava Jato.

Onde está o escândalo do DNIT na história? Sumiu. O então ministro dos Transportes foi demitido e Dilma terminou o ano de 2011 com popularidade recorde — ela era a “gerentona” da faxina contra a corrupção. Contando ninguém acredita.

Tempos depois o bicheiro Carlinhos Cachoeira foi preso pela PF por seu envolvimento em negociatas da Delta — a campeã do PAC de mamãe Dilma e rainha do DNIT. Cachoeira já tinha protagonizado o pré-mensalão — primeiro escândalo da Era Lula com o despachante Waldomiro Diniz, depois substituído pelo famoso Marcos Valério. A usina de crimes sob a fachada do governo popular já tinha seu grande elenco.

Só bem depois, com as investigações sobre o esquema de Cabral no Rio, o dono da Delta foi apanhado pela polícia. E as almas honestas de Lula e Dilma atravessaram incólumes todos os capítulos do escândalo do DNIT e seus desdobramentos.

Agora o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas — que não é filiado nem ligado a partido nenhum — está dando um choque de gestão na área dos transportes. Desfazendo a duras penas a aparelhagem e abrindo o setor para investimentos com dezenas de leilões/concessões para empreendimentos viários e portuários. Parece ser o início de uma revolução nessa área essencial ao desenvolvimento do país — e tragicamente acostumada a estar no foco da bandalheira.

Por que esse tema não é dominante no noticiário sobre política e governo no Brasil em 2019?

Qual a importância desse assunto — política e governo — para as pessoas que não vivem disso? O falatório que fermenta polêmicas em redes sociais ou as ações que irão melhorar a vida delas?

A resposta é óbvia, e é muito fácil perceber que, se temas como este e as medidas de Liberdade Econômica, de contenção de fraudes no INSS e de contenção da criminalidade somem no meio das crises digitais, o senso comum não pode estar muito bem de saúde.

Pondo de forma mais direta: se Tarcísio de Freitas, Sergio Moro e Paulo Guedes emplacarem para valer suas agendas positivas, o Brasil decola de vez e a vida vai ficar difícil para os contadores de história triste (fantasiados de resistência democrática). São esses que fazem questão de não ver nada do exposto acima e não tiram o “bolsonarismo” da boca."

41 comentários:

  1. Respostas
    1. O texto é brilhante por contar a verdadeira história recente do nosso país . PARABÉNS.

      Excluir
    2. O governo quer colocar um burro para ser embaixador, mas não esqueça que o povo colocou dois phds no planalto, Lula e seu poste Dilma.

      Excluir
    3. Tem que ser divulgado na Internet sim porque a globo lixo🚮 não vai divulgar nunca.

      Excluir
  2. Um governo que só emprega seus familiares e conhecidos em Brasília, não é confiável. Um governo que quer colocar um burro para ser embaixador do Brasil nos EUA não tem noção do que é ser embaixador. Péssimo governo. Prefiro a Intervenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é qualquer burro que tem curso superior com pós graduação, que fala 3 idiomas fluentemente, que é professor universitário e como político, fora da área de influência do pai, se elege o mais votado do Brasil. E você, o que é, além de fascista?

      Excluir
    2. Quando o governo do PT colocou Benedita da Silva para a mesma função todo mundo ficou calado .

      Excluir
    3. Os antecessores da Presidência foram um Rato e uma Jumenta, colocar um Burro como Embaixador se apresenta como cafezinho.

      Excluir
    4. Como as pessoas falam merda não vale a pena retrucar nos nos tiv dois presidentes burro no poder você deve ter votado nos foi de burrice você deve entender

      Excluir
    5. A Hilda prefere um dos maiores corruptos, um presidiário, um ex presidente que enriqueceu toda sua família com nosso dinheiro, dinheiro do BRASIL, ainda mente dizendo que ele empregou toda a família, os filhos são todos políticos eleitos pelo povo.

      Excluir
    6. Vamos fazer a intervencao sim, mas primeiro tem de dizer como vamos tirar os generais macons traidores que la estao.

      Excluir
    7. O jumenta, todos os filhos do presidente, são formados, advogados, o Eduardo, e advogado, policial federal e deputado federal, fala três idiomas fluentemente, Flávio é advogado, e senador, o Carlos é formado, vereador, o mais novo está se formando em direito tbm vai ser advogado, tu só fala besteira.

      Excluir
    8. Hilda Telles,

      O governo não tem noção do que é ser embaixador?!...

      E vc tem noção?

      Cite o nome de 3 embaixadores recentes!

      Sabe vc, por acaso, que o PT indicou vários amiguinhos como prêmio por sua militância...

      E vc???

      É INOCENTE-ÚTIL ou
      Militante Remunerada?...

      Que vergonha!!!

      Excluir
  3. Dizem que o pior cego é aquele que não quer enxergar. Tirem suas conclusões.

    ResponderExcluir
  4. Que engraçado dizer que o pior cego é quem não quer enxergar!!!!! A coisa tá exposta gente!!!! Tarcísio é a competência em pessoa!!!! Vcs verão o que será o Brasil daqui alguns anos! Parabéns Políbio pela coerência e expertise na análise dos fatos! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ignorantes petistas esquerdista nem adianta falar eles só enxergam o mundo com os dedos dos pés. Ignóbeis.

      Excluir
  5. Burro? KK Ele so passou em 1° lugar na Universidade Federal do Rio de Janeiro
    É Advogado
    É Policial Federal
    É "Trilíngue"
    Deputado eleito com maior número de votos no Brasil.
    É Influenciador digital dos EUA
    É de extrema confiança do presidente.
    É amigo pessoal do filho do TRUMP e do próprio TRUMP.
    Fritou hamburguer e foi entregador de pizzas, simm nos EUA para bancar suas despesas enquanto fazia intercâmbio.
    ACHO que de burro ele ñ tem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inteligente pra ela é um corrupto, encarcerado , que só roubou a nossa Nação e enriqueceu seus filhos com o dinheiro do povo brasileiro.

      Excluir
    2. Taí o biografia do "burro". Quisera eu, ter um burro desse na minha casa.

      Excluir
    3. Enquanto os filhos do Luladrao são oque mesmo?
      Faça me o favor se situa, do Hilda.

      Excluir
    4. Nao de moral pra petistas
      Se filho de Jair é burro,
      Então desconheço inteligência..kkkk

      Excluir
  6. Cego são vcs que não querem enxergar que o Brasil mudou.Acabaram-se as mamatas.Infelizmente ainda temos um congresso onde o que prevalece é o próprio bolso. Pergunto: alguém já viu ou ouviu um político qualquer, seja vereador, deputado ou senador se queixar da vida?São políticos de carteirinha, vivem às nossas custas e ainda zombam da nossa cara.O Brasil está avançando para a moralidade, mas ainda tem muita água pra rolar. Tem muito poderoso torcendo para o quanto pior, melhor.Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

    ResponderExcluir
  7. Digitado por Jadson Pereira Junior(Unknown).

    ResponderExcluir
  8. Não entendo como uma pessoa ainda defende o PT e seus corruptos de estimação, é ser muito alienado mesmo.
    O governo está de parabéns pelo time de ministros, é de aquecer o coração de esperança em um país melhor.

    ResponderExcluir
  9. O Brasil está finalmente saindo do abismo que o PT nos colocou. Bolsonaro apesar de todas as dificuldades e dos inimigos da resistência vai conseguir mudar nosso país. Pt nunca mais! Aceita que doi menos. Bolsonaro vem novamente em 2022. É melhor Jair se acostumando. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Esse ministro é uma maquina no trabalho. Deus lhe de muita saude . Voce é demais.

    ResponderExcluir
  11. NAO VALE A PENA DISCUTIR COM ANALFABETOS DE PLANTAO. ELES NAO SABEM NEM A HORA QUE ESTAO COM FOME!!!

    ResponderExcluir
  12. BOLSONARO SERÁ REELEITO EM 2022.
    O MELHOR PRESIDENTE QUE JÁ TIVEMOS !!!
    ELE E SUA EQUIPE, VÃO TIRAR O PAÍS DO FUNDO DO POÇO QUE O PT DEIXOU !!!
    #BOLSONAROTEMRAZAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro é o melhor presidente que já tivemos,pela sua honestidade e pelo amor à nossa Pátria Amada .Ele e sua competente equipe estão tirando o Brasil do fundo do poço que o PT corrupto deixou !!!
      Ele será reeleito em 2022 .
      PT nunca mais! A nossa bandeira jamais será vermelha !!!

      Excluir
  13. E.... Preparem-se!!! Depois de 08 anos do #bolsonaro , faremos campanha para #somostodosmoro. Moro Presidente! Aí os alienados piram!!!

    ResponderExcluir
  14. O que será que os últimos dos petistas querem? Por favor me respondam o que o petismo fez de bom para o Brasil.
    Deixo a resposta a aqueles que estão participando desta conferência

    ResponderExcluir
  15. Deus abençoe nossa Pátria Amada Brasil, oriente as mentes e corações de todos os Brasileiros e proteja sempre nosso Presidente,sua equipe de trabalho e suas famílias para que possamos ter Ordem e Progresso, com Deus acima de todos!

    ResponderExcluir
  16. O nosso país finalmente está avançando.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo seu trabalho,o país precisa de mais jornalista assim que digam a verdade!!

    ResponderExcluir
  18. Inteligente para os esquerdopatas plantão é professoar desculpem a palavra chula aqui colocada, é professora cagar na rua como forma de protesto, é um monte de jovens pseudos universitários nús fumadores de maconha e drogas á mais, fazendo baderna e quebradeira nas univercidades. Além dos 10 trilhões de dolares tirados do Brasil pela quadrilha Collor, FHC, Luladrão, Dilma e Temer. Só daria para fazer outro Brasil do ZERO.Entederam ou quer que desenhe tb.

    ResponderExcluir
  19. Não deem trela para esses petralhas & Cia.! Essa corja vai terminar, e o chefe não vai atravessar 2020!

    ResponderExcluir
  20. Fora petralhas comunistas traidores da Patria

    ResponderExcluir