Água

 A Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos recomenda que os homens, para se manterem saudáveis, devem beber pelo menos três litros de água por dia. Já as mulheres, para estarem hidratadas, devem tomar 2,2 litros. No entanto, não há uma resposta única para a quantidade de água que uma pessoa deve beber por dia


“A maioria das pessoas, mesmo que fique abaixo dessa recomendação, vai estar hidratada”, diz Siddharth P. Shah, nefrologista do Hospital da Universidade da Pensilvânia, especializado em hidratação.


Segundo George Chiampas, especialista em medicina de emergência da Northwestern Medicine e diretor médico da Federação de Futebol dos EUA, pessoas que têm empregos fisicamente exigentes ou que se exercitam muito perdem água por causa do suor e precisam tomar mais água de quem conta com empregos mais leves.


Ainda de acordo com Siddharth, alguns idosos não consomem a quantidade de água necessária porque os corpos deles não conseguem detectar a sede como deveriam. A desidratação “que o deixaria com sede aos 40 anos pode não deixá-lo aos 80”.


As pessoas que sentem muito frio constantemente ou têm a pele seca podem estar desidratadas, indica a médica esportiva Alysia Robichau. Ainda de acordo com ela, quem estiver com desidratação aguda ou crônica pode ter dores de cabeça ou olhos secos.


Beber água ao levantar

Alysia ainda diz que, como as pessoas ficam sem água enquanto dormem, “a maioria delas acorda desidratada”. Por esse motivo, todos devem “começar o dia com um copo de água”.


Água ao levantar

Idosos não detectam a sede como deveriam, indica estuda | Foto: Reprodução/Freepik

Segundo a médica esportiva, o consumo de café pode reduzir a capacidade dos rins de absorver o líquido. Isso faz com que a pessoa perca mais água pela urina. As bebidas alcoólicas também provocam o mesmo dano.


Há outras formas de se hidratar, como, por exemplo, por meio do consumo de frutas e legumes — que possuem água. A Academia Nacional de Medicina estima que as pessoas obtêm, em média, 20% de sua água por meio desses alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário