sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Nova funcionalidade reduzirá para segundos o tempo necessário para abrir MPEs em Porto Alegre

A Sala do Empreendedor de Porto Alegre está desenvolvendo, desde junho, uma nova funcionalidade que irá automatizar os estudos de viabilidade e liberação de alvarás para micro e pequenas empresas (MPEs) da Capital. “Com a resposta automática, vamos reduzir o prazo, que atualmente é de 14 horas, para poucos segundos, além de eliminar a possibilidade de erros de análise, que hoje é feito de maneira totalmente manual”, explica Daniela Alves Machado, coordenadora da Sala do Empreendedor da prefeitura de Porto Alegre. 

No mês de junho foi batido o recorde de agilidade para abrir uma empresa na Capital. De 14 dias que o empresário precisava aguardar em média para ter seu CNPJ, em janeiro de 2021, passou para exatas 24 horas em junho deste ano. O número representa um recorde de diminuição de tempo para as empresas de médio e alto risco que necessitam de licença e alvará.  

A previsão da Sala do Empreendedor é de que 2022 seja o ano de maior alvarás emitidos. Em 2021, foram 19.809 alvarás, que já eram o número máximo de emissões. Este ano, até 30 de junho, foram emitidos 14.300 alvarás, considerando também empresas de baixo risco que estão dispensadas do documento, mas que, mesmo assim, solicitam o alvará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário