Acordão para manter Lula e Temer longe de Moro nasce em Brasília

O jornal Estado de São Paulo afirmou que há um ‘acórdão para manter Lula e Temer londe Moro em Brasíli’. De acordo com a publicação, a ideia é Ideia é utilizar uma eventual eleição presidencial indireta para “anistiar” parte do mundo político e colocar o Congresso como contraponto à Lava Jato e ao Ministério Público.

“Os cérebros da trama atuam, sobretudo, no Senado Federal. Na ponta final da maquinação está o compromisso de alterar a Constituição para garantir foro privilegiado a ex-presidentes da República, o que beneficiaria diretamente Lula, Sarney, Collor, Dilma e, eventualmente, Michel Temer, todos alvo de investigações”, comenta o jornal.

O jornal afirma que um “grupo suprapartidário de senadores” quer um certo tipo de eleições indiretas: modelo bicameral, quando ocorre a aprovação do candidato na Câmara e o referendo no Senado. Na prática, conforme o Estadão, isso significaria um peso maior para o voto de 81 senadores sobre os 513 deputados, diminuindo o poder de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“O problema é que os senadores acham que Maia, uma vez eleito presidente da República, não sobreviveria ao que chamam de ‘jogo baixo da Lava Jato’. Avaliam que a cabeça de Maia se tornaria o troféu a ser apresentado pela longa fila que hoje tenta fazer delação premiada”, comenta o jornal.


De acordo com o Estadão, a gravação de Joesley Batista em conversa com Temer comprovou, na visão dos senadores implicados na Lava Jato, que o Ministério Público Federal está disposto a tudo para “destruir o mundo político”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário