Aod Cunha - RS: Uma terra de imigrantes?


O Rio Grande do Sul ficou conhecido por importantes fluxos de imigração estrangeira nos dois séculos passados, principalmente italianos e alemães. Estes ajudaram a promover a educação, a saúde e uma ética de trabalho que impulsionou o desenvolvimento do Estado. Por outro lado, nas últimas décadas, sabemos que o RS envelheceumais rapidamente do que o Brasil, em parte pelasmelhores condições de educação e saúde adquiridas no passado. Assim, como melhoraremosa geração de renda com uma proporção menor depessoas em idade ativa? 
  A primeira forma parece óbvia: mais qualidade naeducação. Com menos crianças e jovens no RS, estes precisarão ter uma educação muito melhor do que a atual. No último IDEB o RS ficou em 15º lugarentre os estados brasileiros nos anos iniciais do ensino fundamental. Resultado inaceitável com o nosso passado e para o futuro dos nossos filhos. A segunda forma é bem menos óbvia: a imigração.
  Nos preocupamos muito com a migração de talentos gaúchos para fora do RS. Mas o nosso maior problema é outro. Segundo dados de 2019 do IBGE/SEPLAGRS/Pedro Zuanazzi, até 2015 o RStinha a 5ª menor taxa de migrantes em relação a população total. Ou seja, 22 estados brasileiros tinham perdido percentualmente mais população nascida no seu território do que o RS. Por outro lado, o RS apresentou a menor taxa de imigração acumulada entre todos os estados brasileiros. Foi o Estado, até 2015, que proporcionalmente menos atraiu população de fora do seu território para morar e trabalhar aqui. Somadas as taxas de migração e imigração somos o Estado no Brasil com a menor mobilidade regional de capital humano.
  Aqui, movimentos como o Pacto Alegre podem ser relevantes: devemos oferecer boas oportunidades para os nossos talentos, mas mais do que isso, devemos criar condições para que mais pessoas queiram morar e trabalhar no Estado, gaúchos ou não. 
*Doutor em economia, ex secretario da fazenda do RS e conselheiro consultivo do Pacto Alegre

2 comentários:

  1. Qual o motivo levaria a alguém mudar para o RS? Exceto militares e concursados ninguém. O clima, a tradição cultural, a situação economica ruim (graças ao PT) e a posição geográfica do Estado são as causas do envelhecimento e diminuição da população gaucha. Aqui em Campo Grande (MS) os gaúchos se dizem felizes.

    ResponderExcluir
  2. Sou de SP, morei por 12 anos em Porto Alegre (tenho filhos gaúchos que ainda moram ai), mas infelizmente tive que me mudar para fora do estado por questão de oportunidades de trabalho....

    ResponderExcluir