Trump contemporiza ao falar sobre tensão com Irã


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta feira quarta mais sanções ao Irã depois do ataque iraniana a bases militares que abrigam soldados norte-americanos nos EUA na noite de terça-feira. Ele não detalhou quais seriam. Disse, entretanto, querer estabelecer um acordo com o Irã e, assim, “tornar o mundo um lugar mais seguro e pacífico”.

Disse Trump, sobre o ataque: 

- Não sofremos baixas. Apenas prejuízos mínimos em nossas bases militares. 

Na prática, o Irã avisou os americanos que iria atacar a base.

E sogre o desejo iraniano de ter bomba atômica:

- Enquanto eu for presidente dos Estados Unidos, não será permitido ao Irã ter uma arma nuclear.

Segundo Trump, o Irã “parece estar recuando”, o que seria “bom para todas as partes envolvidas e 
para o mundo”. Para o norte-americano, “houve um aviso que funcionou muito bem”.

.Sobre a morte do general Soleimani, ele falou:

- Na última semana, agimos para interromper a atitude de 1 terrorista terrível que ameaçava os EUA. Eliminamos a vida do principal terrorista do mundo. Ele era responsável por algumas das piores atrocidades. Treinava terroristas, incluindo o grupo Hezbollah, promovendo ataques contra alvos civis. Promovia guerras sangrentas em toda a região.

SANÇÕES
O presidente dos EUA disse que o Irã “não ameaçará as vidas do povo”. “Nós continuaremos a avaliar respostas, mas também estabelecemos sanções –que vão permanecer até que o Irã mude seu comportamento“.
Durante o pronunciamento, no entanto, Trump não detalhou as sanções que pretende impor contra o Irã.
APOIO DA OTAN
O mandatário norte-americano disse que pedirá à Organização do Tratado do Atlântico Norte que interceda de forma mais ativa no Oriente Médio. Enfatizou que seu país “nunca teve uma economia tão forte”. “Somos o maior produtor de petróleo e gás do mundo. Não precisamos do petróleo do Oriente Médio.”
O presidente norte-americano afirmou ainda que seu país “tem grande equipamento militar”, mas que isso não quer dizer que “terá que usá-lo”. “Não queremos usá-lo. A força americana militar e nossa economia são as melhores coisas para deter nossos inimigos“.

3 comentários:

  1. este sim é o cara!

    SEM RANCOR,SEM ÓDIO, ALMEJANDO UM MUNDO MAIS SEGURO, E MOSTRA QUE ESTA PREPARADO PARA A GUERRA SE O INIMIGO A INVOCAR, E SE OBRIGADO FOR.

    A ESQUERDA ODIENTA ESTA RAIVOSA POIS SEM TERROR,SEM GUERRA, ECONOMIA FORTE, O MUNDO INDO BEM,FICAM SEM ASSUNTO,SEM PALCO,SEM DISCURSO...

    DÁ-LHE TRUMP! PÁRABÉNS!

    ResponderExcluir