Nova joint venture da Taurus

 Taurus, uma das principais fabricantes de armas leves do mundo, e a Joalmi, importante empresa brasileira com mais de 30 anos de atuação no setor automotivo e com expertise em estamparia de alta complexidade, assinaram nesta quinta-feira (8) um acordo definitivo para criação de uma joint venture que permitirá a fabricação e comercialização de carregadores e outros componentes estampados de armas leves para o mercado nacional e internacional.


A tecnologia empregada na fabricação dos carregadores, além de ser considerada pela companhia estratégica, é fundamental para o perfeito funcionamento e segurança das armas. A parceria vai tornar a Taurus autossuficiente na produção de carregadores, mercado atualmente dominado por poucos fornecedores estrangeiros. Além disso, propicia uma forte redução de custo para as operações da companhia, com uma logística integrada e ágil, flexibilidade de volumes e agregará valor ao Centro de Tecnologia e Engenharia da Taurus.


A nova empresa de carregadores iniciará sua produção ainda neste ano de 2020 e, de acordo com o presidente da Taurus, Salesio Nuhs, está totalmente alinhada com a estratégia global de tornar a unidade do Brasil a mais eficiente fábrica de armas no mercado mundial e um hub de distribuição de peças a todas unidades do grupo, para sustentar o eficiente e lucrativo modelo produtivo. Também promoverá a entrada da Taurus em um novo segmento de negócio, que é o mercado de reposição, atualmente não explorado pela companhia.


A demanda anual da Taurus é de aproximadamente 5 milhões de carregadores, considerando as fábricas do Brasil e dos Estados Unidos, sem contar outras empresas e o enorme e promissor mercado de reposição. A joint venture terá uma capacidade instalada de 7,4 milhões por ano até o final de 2022 e sua ampliação poderá ser antecipada, dependendo da atuação da empresa no mercado de reposição.


A joint venture terá capital acionário formado por ambas as empresas, na proporção 51% Taurus e 49% Joalmi, e tem como objetivo desenvolver tecnologia própria compatível com os mais altos padrões de qualidade do mercado para atender a demanda global da Taurus e também o mercado de reposição de carregadores no mundo inteiro.


Atualmente, a Joalmi Indústria Metalúrgica Ltda conta com uma moderna planta industrial de 26 mil m² localizada na cidade de Guarulhos, no Estado de São Paulo, e possui diversas certificações nacionais e internacionais de qualidade, além de equipe técnica altamente qualificada. A empresa é especialista em engenharia, tecnologia e desenvolvimento de peças estampadas em metais ferrosos e não ferrosos, em sua maioria relacionadas à sistemas de segurança automotiva e fabrica produtos aplicados em diversos modelos das principais montadoras brasileiras e internacionais, tais como: Jeep, Peugeot, Citroen, Chery, Hyundai, VW, Ford, Volvo e Renault.


A operação será iniciada no parque industrial da Joalmi, em Guarulhos (SP), com previsão de transferência em 2021 para o complexo industrial da Taurus, em São Leopoldo (RS).


"Esta parceria faz parte da estratégia da Taurus de crescimento e inovação, e foi possível devido a sinergia entre as duas empresas que possuem como característica fortes investimentos em desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de ponta voltados para a segurança das pessoas. A celebração desse acordo foi mais um importante passo no processo de restruturação da Taurus, buscando novos patamares de rentabilidade sustentável, qualidade e melhora dos indicadores financeiros e operacionais", afirma Nuhs.


Essa é a segunda joint venture assinada pela Taurus este ano. Em janeiro, a empresa realizou parceria com o Jindal Group, um dos maiores conglomerados de negócios indiano e global, para fabricação e comercialização de armas no promissor mercado da Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário