Entrevista - O Brasil é o segundo maior mercado estético do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Se o universo feminino não esconde que faz de tudo para retardar os efeitos do tempo e que tudo é permitido para a beleza eterna, as mulheres recorrem aos cremes, tratamentos estéticos até as correções cirúrgicas. Já os homens, até pouco tempo eram mais discretos. Mas isto também está deixando de ser um tabu e passou a ser assunto corriqueiro na roda de amigos onde muitos já estão recorrendo à harmonização facial e ao botox para aliviar os efeitos do tempo. 

 

Dr. Djalma Sayão Lobato Filho, especialista em saúde estética. 

 

1. O que é toxina botulínica? 

- É uma proteína obtida de uma bactéria que, quando purificada, é usada para paralisar a condução nervosa dos músculos. 

 

2. Quais são as indicações da aplicação? 

- A toxina tem sido utilizada para tratar estrabismo, bruxismo dental, enxaqueca e uma grande variedade de condições associadas com hiperatividade muscular, hipersecreções glandulares e dor desde os anos 70. A partir dos anos 80 começou a ser utilizada com muito sucesso para diminuir o aspecto facial cansado ao corrigir o funcionamento de grupos de músculos responsáveis por marcas como rugas de expressão e que dão um aspecto envelhecido à pessoa. 


3. O efeito é imediato? Qual o tempo de duração? 

- Praticamente imediato, pois ocorre o efeito máximo no 15º dia. Se bem aplicada, a toxina pode durar até 6 meses, onde pode ser necessária nova aplicação de acordo com cada paciente. Fatores como exercício físico acentuado, costume caricato (franzir testa, nariz, boca) e o uso de anti-inflamatórios pode diminuir o tempo de duração.


4. A partir de qual idade posso aplicar a toxina botulínica? 

- A partir dos 21 anos já pode ser utilizada para prevenção de rugas de expressão, a ser avaliada por especialista.


5. Que tipo de profissional devo procurar para realizar o procedimento? 

- Atualmente estão habilitados a fazer esse procedimento os médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos, farmacêuticos, biomédicos e dentistas, desde que possuam especialização em saúde estética. 

 

6. De acordo com o Google, nunca se buscou tanto por intervenções estéticas faciais. Qual a faixa etária e o gênero que está mais buscando esse procedimento? 

- Na prática diária clínica observamos maioria do sexo feminino na faixa dos 40 anos, porém vemos crescer o número de homens na faixa dos 50 anos que também nos procuram na intenção de desfazer a expressão "cansada" que seus rostos aparentam, representando hoje quase 30% do nosso dia-a-dia.

Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informacoes privilegiadas e/ou de carater confidencial, nao podendo ser retransmitida sem autorizacao do remetente. Se voce nao e o destinatario ou pessoa autorizada a recebe-la, informamos que o seu uso, divulgacao, copia ou arquivamento sao proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e em seguida apague-a.


Nenhum comentário:

Postar um comentário