Hospital Moinhos de Vento celebra 95 anos e faz uma homenagem aos protagonistas de sua história

Exposição que marca a data reúne diaconisas, médicos, colaboradores, pacientes, familiares e pessoas da comunidade que ajudaram a construir a trajetória de sucesso da instituição


Os 95 anos do Hospital Moinhos de Vento marcam o início de uma nova fase, mas também o fortalecimento de uma história e de uma tradição no cuidado de vidas. A instituição traz em sua bagagem o pioneirismo em muitas áreas, sempre aliada ao avanço das tecnologias e das transformações médicas nas mais diferentes especialidades.

Mas para a construção dessa trajetória de sucesso e de reconhecimento nacional e internacional, o Hospital Moinhos de Vento conta com a participação de diversos protagonistas. Pessoas que deixaram e deixam suas marcas na instituição quase centenária. Como forma de solenizar a data e reconhecer esses personagens, o hospital lança na segunda-feira (3) a exposição Histórias que Movem o Futuro, com depoimentos e histórias de diaconisas, médicos, colaboradores, pacientes, familiares e pessoas da comunidade que se destacaram ao longo dessa trajetória.

Para o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, o ano de 2022, além de histórico, marca também o lançamento do novo posicionamento da instituição: Redefinindo a saúde no Brasil. “Precisamos reconhecer e valorizar todas as pessoas que ajudaram a solidificar a nossa história ao longo desses 95 anos e todo o time de profissionais que colaboram diariamente para a excelência da instituição. E agora, sem perder nossa essência e propósito, vamos olhar ainda mais para o futuro e para o crescimento da instituição para chegarmos aos próximos anos conectados com as transformações do mundo, para continuar oferecendo a melhor medicina, assistência, pesquisa e educação”, ressalta.

 

A exposição

A exposição, que será inaugurada nesta segunda-feira (3), é uma viagem  no tempo e traz depoimentos e histórias de pessoas que fizeram e fazem parte da trajetória de 95 anos do Hospital Moinhos de Vento. A mostra será dividida em dois espaços físicos: vitrine do bloco C e 8º andar do bloco B. Além de painéis itinerantes e uma página no site do hospital com o conteúdo na íntegra.

Além de personagens que se conectam a história do hospital, a exposição também contará com a reprodução de quatro obras em braile do artista Flávio Scholles, que doou ao acervo da instituição sua obra intitulada “Quadros que falam: narrativas migratórias”, o primeiro livro de pintura em braille do mundo. Natural de São José do Herval, Morro Reuter, região de colonização alemã no interior do Estado, Flávio nasceu em 1950, filho de pais lavradores. Suas obras retratam a vida na colônia, a imigração alemã e o êxodo para as grandes cidades, que conecta com a história do Hospital Moinhos de Vento.

Toda estrutura da exposição foi pensada para tornar o conteúdo acessível,  além de áudio descrição nas imagens e totens de áudio contendo as histórias contadas pelos próprios entrevistados.

 

Mês de comemorações

A programação de aniversário contempla ações para o público interno e sociedade em geral. Nos dias 2 e 3 de outubro, o tradicional almoço e jantar será oferecido aos colaboradores e corpo clínico no refeitório da instituição. Na segunda-feira (3), haverá o Momento Espiritualidade, culto ecumêmico alusivo aos 95 anos, com a presença do coral feminino do Hospital Moinhos de Vento.

Como forma de reconhecimento aos médicos que contribuíram e doaram sua expertise em prol do propósito de cuidar de vidas, a instituição inaugura no dia 18 de outubro a Galeria da Excelência Médica. A homenagem ficará no hall do 8º andar do Bloco B. No dia 22 de outubro, a instituição realizará nova edição do evento do Dia da Família, que integra colegas e colaboradores em um dia de atividades na Quinta da Estância.

 

Jubilados

Tradicionalmente, a instituição homenageia os profissionais que dedicam suas vidas para o melhor atendimento de todos os pacientes. A cerimônia dos jubilados, realizada todos os anos, em 2022 está marcada para a próxima quarta-feira (5), no Teatro do Bourbon Country. No evento haverá o reconhecimento aos colaboradores que completam 05, 10, 15, 20, 25, 30, 45 e 55 anos de serviços na instituição

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário