Saiu, ontem, São Paulo, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os governadores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O evento deu formalização jurídica do consórcio, que ocorreu a partir de aprovação de projetos de lei nos Estados.
O Consud vai enfrentar os consórcios dos governadores do Norte e do Nordeste. Ele compreende uma população somada de 114 milhões de habitantes. Juntas, as economias das regiões Sul e Sudeste representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A consolidação do Cosud abre a possibilidade de mais ações conjuntas de forma objetiva e concreta, como compras consorciadas e o estabelecimento de órgãos e estruturas em comum.
As atividades dos grupos de trabalho e dos governadores prosseguem na sexta-feira (20/10) e no sábado (21/10), quando o evento será encerrado com a leitura da Carta São Paulo, assinada pelos sete líderes estaduais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário