Transparência e Instituto de Governo Aberto abrem pesquisa sobre transparência nas prefeituras do Brasil

A Transparência Internacional - Brasil, em parceria com o Instituto de Governo Aberto, acaba de publicar a 2ª edição, atualizada e ampliada, do Guia de Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras. O guia já foi enviado para os prefeitos e prefeitas das cidades brasileiras que serão avaliadas. 

Esta edição traz especial ênfase à transparência no uso de emendas parlamentares, um dos maiores vetores atuais de corrupção e mau uso de dinheiro público.

Na sequência, o Observatório Social do Brasil- São Leopoldo I RS começará a coletar dados de 55 prefeituras gaúchas para lançar, antes das eleições, o ranking do Índice de Transparência e Governança Pública 2024.

A organização acha que apresentando boas práticas e fomentando uma competição positiva por transparência nas prefeituras, propiciará que as informações divulgadas sejam mais claras e acessíveis, podendo contribuir para conter distorções causadas pela captura política de recursos.

Em nota ao editor, ensina o Observatório:

 - A transparência é fundamental para fortalecer a democracia e promover a eficiência na gestão pública. Isto não apenas fortalece a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais, mas também cria um ambiente em que a qualidade das políticas públicas pode ser melhor avaliada.

CLIQUE AQUI para apoiar e também participar, sendo um doador do Observatório Social do Brasil- São Leopoldo I RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário