Entrevista, Dênis Rosenfield - Bolsonaro poderá vencer já no primeiro turno

ENTREVISTA
Dênis Rosenfield, filósofo, escritor, professor da UFRGS

Quem vencerá as eleições presidenciais ?
Bolsonaro estará no segundo turno, se não vencer já no primeiro turno, porque o vitorioso precisará de 50% mais um dos votos válidos, o que significa que dependendo das abstenções, nulos e brancos, um candidato que conseguir 30% dos votos poderá obter 50% mais 1 dos válidos.

No primeiro turno, quem poderá passar contra ele para o segundo turno ?
Ciro Gomes ou Fernando Haddad, o candidato do PT e de Lula. Tenho dados que mostram que Lula poderá transferir até 15% dos votos para seu candidato, que teria que somar pelo menos mais uns 5% para ir adiante.

E Lula ?
Não passará o registro da candidatura.

Como se explica essa força toda do Bolsonaro ?
Ele é o único que tem propostas duras para a área da segurança pública e possui história que demonstra que não fala por falar. Ele é um homem de ação. Um militar. Além disto, Bolsonaro encarna como nenhum outro candidato, a condição de alguém que exercerá o cargo com plena autoridade, sendo que possui condições efetivas para exercê-la. O povo não é bobo e enxerga tudo isto.

É tão importante segurança e autoridade ?
São as questões centrais de hoje no Brasil. Não tenha dúvida. Do STF ao Congresso, passando pelo Executivo e praticamente em todos os setores da vida brasileira, a questão é encarada como deve, pelo seu tom dramático e de urgência.

6 comentários:

  1. EXCELENTE! PENSO O MESMO. PARABÉNS MAIS UMA VEZ DENIS!

    ResponderExcluir
  2. BOLSONARO TERA A SUA OPORTUNIDADE,O POVO ESTA ANSIOSO POR ALGUEM QUE GOVERNE,MANTENHA A ORDEM, SEGURANCA E SE FOR PRECISO IR PARA AS CABECAS COM A BANDIDADA.

    O POVO QUER VIVER, O POVO NÃO MAIS QUER LIGAR A TV E VER CRIME,BANDIDAGEM,ROUBOS E FALCATRUAS DE GOVERNANTES PETISTAS QUE NÃO TEM VERGONHA NEM NUNCA TIVERAM.

    SABEMOS AGORA QUE O GENERAL DEU UM BOM RECADO , O DE QUE A ORDEM E A DEMOCRACIA SERÃO MANTIDAS, O RESTO O POVO FARÁ.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que o Trump compareça à posse de Jair Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  4. Os Comunistas devem ser extirpados de uma vez por todas da política BOLSONARO NELES KKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Já foi provado por tecnicos da polícia federal ao STF que as urnas podem ser mexidas. Vai acontecer outra vez. Na última hora os técnicos do TSE vão alterar os resultados. É só esperar.

    ResponderExcluir