RS já é o maior produtor brasileiro de azeite de oliva


A produção de oliveiras no Rio Grande do Sul é líder nacional segundo a Secretaria da Agricultura do RS. A safra atual deve produzir cerca de 70 mil litros de azeite de oliva no estado, esse número é 15 mil litros a mais que o produzido em 2017. A área cultivada de oliveiras aumentou neste ano cerca de 30%, chegando a aproximadamente 3.464 hectares em todo o estado.

Esse crescimento acompanha o cuidado com a escolha do solo correto para o plantio, pois a raiz da oliveira não suporta a umidade, além de, uma boa adubação. Igualmente importante é o plantio de mais de uma variedade do fruto.

O que diz a Emater:

- A Emater recomenda o uso de polinizadores de diferentes cultivares numa mesma área, numa proporção de 30%, no caso usar 2, 3 cultivares que combinem o florescimento para que elas se autopolinizem entre si, para que isso contribua com mais efetividade no rendimento dos olivais do estado
.
Para continuar ampliando a produção, os agricultores investem em tecnologia de outros países.

Um comentário:

  1. Surpresa saber que temos produção de azeite de oliva no país, mas onde e cultivado oliveiras? Espero que prime pela qualidade. Pureza e acidez, bem como sabor,e embalagem para não oxidar com a luz. Parabéns aos agricultores pela iniciativa.Realmente e um país, onde plantando tudo da.

    ResponderExcluir