Artigo, Túlio Milman, Zero Hora - Por que Lula vem perdendo importância

O ex-presidente se tornou menos relevante, mas não pela idade nem por estar preso

Ex-presidente Lula está preso em Curitiba.

O PT erra todos os dias. Um tipo de erro estranho, porque não diz respeito a algo que o partido faça, mas sim ao silêncio. Apesar de todas as condenações, delações, provas e evidências, a sigla insiste em não fazer qualquer autocrítica séria em relação aos erros que cometeu no exercício do poder.
Em vez disso, se protege em uma bolha com paredes finas e impermeáveis, formadas por um discurso esquizofrênico. Ainda é predominante a tese de que tudo não passa de injustiça e golpe. Há sim componentes ideológicos e muita má vontade em relação ao PT, mas a prisão de Lula e a crise da esquerda são muito, muito mais do que isso.
Assim, imerso na sua própria fantasia, o partido que já representou a esperança da esquerda no mundo perde força e poder, muito além do que seria natural nessa cíclica oscilação do pêndulo da História. Ao agir assim, o PT contamina inclusive seus acertos nos 13 anos em que ficou no poder.
A tal ponto que Lula, ex-presidente encarcerado desde o ano passado, vem se afastando gradualmente do centro do debate nacional.  Há líderes que, presos, ganham força. Lula perde, porque ele e o seu partido investem no discurso errado. Jair Bolsonaro corre sozinho. Não há quem aponte em outra direção com o mínimo de credibilidade e coerência.
Enquanto isso, Lula assiste, da cadeia, ao seu próprio ocaso, que não tem relação com a sua idade ou com o fato de estar preso. São as decisões erradas, as de antes e as de agora, que vão reduzindo a intensidade de uma luz que, de tão forte, acabou cegando.

4 comentários:

  1. O PT não assume seus próprios erros por uma razão simplíssima. PT é Lula, e segue sem nenhum senso crítico seu "deus". Lula é um exemplo incontestável de personalidade psicopática. O psicopata não tem consciência. Então pensar em fazer um exame de consciência cujo resultado pode macular a auto reputação do "maior presidente do Brasil", é claro, está fora de qualquer possibilidade. Mas o mais interessante e curioso, é observar como é baixo o nível de inteligência emocional da população. Não é só no Brasil não. É no mundo todo. Mesmo diante das consequências pavorosas dos governos petistas, mesmo diante dos índices econômicos e sociais revelados pelos órgãos interacionais referentes ao Brasil, quase a metade da população se inclina pela quadrilha recém derrotada que tanto deteriorou a qualidade de vida do nosso povo.

    ResponderExcluir
  2. A "NATURAL OSCILAÇÃO CÍCLICA DO PÊNDULO DA HISTÓRIA" É MUITO LINDA, DEPOIS QUE PENDULOU PARA A DIREITA! TÚLIO INGENUO OU FABIANO MESMO, OU EM CIMA DO MURO COMO A MAIORIA DOS JORNALISTAS QUE NÃO SE DECLARAM COMUNAS, INCORRE NESA GRAVE AFIRMAÇÃO!

    PODERÍAMOS TER FICADO EM UMA DITUDURA COMUNISTA COMO A VENEZUELA OU CUBA. FALTOU MUITO POUCO! PORTANTO CUIDADO!

    E DEPOIS DE 13 ANOS DE COMUNOFASCISMO BOLIVARIANO E 8 ANOS DE COMUNOTUCANISMO FABIANO, TOTALIZANDO 24 ANOS DESDE 1994, É NOVAMENTE MUITA INGENUIDADE ACHAR QUE A FACÇÃO PETRALHA OU SEUS SATÉLITES TERIAM FORÇA, OMBRIDADE, MEA CULPA PARA SE RTORNAR OPOSIÇÃO! COMUNISTA QUER O PODER! ESTÃO MORDIDOS! DÃO A MÍNIMA PARA A DEMOCRACIA! É APENAS USADA COMO MEIO PARA ATINGIR MARX!

    ResponderExcluir
  3. É que o PT não entende que errou. Se está equivocado só o tempo vai dizer, mas nao faz sentido fazer mea culpa se vc não pensa que tem culpa.
    Qual seria o erro do PT? O Túlio não fala, o Lula estar preso não significa que errou, muitos inocentes antes dele foram presos. Ter perdido a eleição pra Bolsonaro? Hitler ganhou as eleiçoes e matou milhares de judeus, seria o caso dos judeus terem feito mea culpa?
    Quais foram os erros do PT, ter se corrompido ou ter feito aliança com corruptos? O primeiro é uma tese não comprovada. O PT recebeu doações de empresas como todos os partidos e isso era legal, na votação contra o fim do financiamento empresarial foi dos únicos partidos que votou pelo fim. Quem tem de fazer mea culpa?
    Desconheço casos de enriquecimento ilícito no PT, se há é minoria e se é provado a pessoa é expulsa. Não tem como controlar o que cada um faz. As alianças fazem parte da democracia e quem tem de controlar a corrupção são as instituições que existem para isso, as quais o PT investiu como nenhum outro governo.
    O PT segue o que acredita, não vai fazer isso ou aquilo só porque seus inimigos querem. Só o tempo vai dizer se se apequenará ou, pelo contrário, voltará com mais força.

    ResponderExcluir

  4. Vídeos sobre SÉRGIO MORO:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=moro

    Notícias sobre OLAVO DE CARVALHO:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=olavo

    Imagens sobre BOLSONARO:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=bolsonaro

    Blog Portão de Notícias:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=MP4

    ResponderExcluir