Outubro Rosa faz campanha de combate ao câncer de mama em Porto Alegre.


A histórica Ponte dos Açorianos foi iluminada na cor rosa, pontualmente às 18h desta terça-feira, 1º, para marcar o início da mobilização da Campanha Outubro Rosa 2019. A ponte, recém-revitalizada, foi o primeiro ponto da cidade a ganhar a iluminação, como símbolo da campanha de combate ao câncer de mama e alerta às mulheres sobre a importância de fazer regularmente o exame preventivo, oferecido nos serviços municipais de saúde pelo SUS.   

Durante todo este mês, prédios e monumentos da Capital estarão iluminados de rosa para chamar a atenção sobre a doença, que registra em Porto Alegre a maior incidência do país. Denominada Ilumina com Rosa Porto Alegre, a campanha é liderada pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), com apoio da prefeitura. 

A abertura no Largo dos Açorianos contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e da primeira-dama do Município, Tainá Vidal. O prefeito agradeceu aos promotores e voluntários do evento e disse que, por mais que as estruturas públicas trabalhem, é muito importante a participação da sociedade. "É extremamente significante a organização social do bem para ajudar a mudar a realidade do câncer de mama. Vocês são um exemplo para outras entidades e para nós tambem", afirmou.

“Estamos abraçando esta causa e apoiando, seja através do trabalho das nossas equipes de serviços de iluminação pública da prefeitura, seja com motivações na mídia, nas redes sociais e também pessoalmente. Esta campanha é de extrema importância para salvar a vida das nossas mulheres”, enfatiza a primeira-dama.  

Para a presidente do Imama, a médica Maira Caleffi, iluminar prédios e monumentos é a parte "mais visível" do Outubro Rosa. “O importante mesmo é conscientizar sobre a necessidade da detecção precoce da doença através de exames de rotina e da ida ao médico quando surgir algo anormal nas mamas", salienta.

Estarão iluminados de rosa também, durante todo este mês, o Paço Municipal, o Edifício Intendente José Montaury (Prefeitura Nova), o monumento em homenagem à cantora Elis Regina (na Orla Moacyr Scliar), a Travessia Getúlio Vargas (popularmente conhecida como Ponte do Guaíba), a Hidráulica Moinhos de Vento (rua 24 de outubro, 200), 
o Mirante do Cristal (avenida Diário de Notícias, 969) e o prédio da equipe de saúde do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na rua Gastão Rhodes, 210. O trabalho para colorir esses locais é da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário