Artigo Felipe Camozzato - A prudência é aliada do tempo, senhor da razão

- O autor é vereador de Porto Alegre (Partido NOVO)

Tensão, ansiedade, medo, desconfiança, decepção. Acho que todos estamos sofrendo de algumas destas condições (com exceção da esquerda radical, que está vivendo um lapso de esperança e êxtase). Enquanto nossa cabeça clama pelo esclarecimento da situação, nosso coração tende a pular rapidamente pra uma conclusão. Aqui, faço um convite para a prudência.
O Brasil teve em Moro e Bolsonaro duas figuras que romperam com um histórico de poder e de monopólio das virtudes. Caiu o PT, prenderam-se corruptos de diversos partidos, e prendeu-se alguns dos maiores empresários e figurões do país. Chegamos, então, ao governo Bolsonaro e ao Ministro Sérgio Moro: duas pessoas que erram e acertam, como quaisquer outras, e das quais não devemos tentar apagar os passados.
Sobre a situação atual, entendo que por enquanto ainda estamos vendo apenas a ponta do iceberg. Moro tem mais de 20 anos de experiência em direito penal, e acho improvável que se colocaria em uma situação de poder responder por calúnia ou falsas acusações. Deve ter consigo mais informações para serem usadas.
O governo entende isso, ao passo em que aparenta tentar construir uma narrativa de interesse pessoal de Moro versus o interesse nacional de Bolsonaro. Porém, alguém que abre mão da carreira de magistrado, que bota sua vida e família em risco há anos para botar Lula e outros figurões na cadeia, já mostrou que tem no Estado de Direito brasileiro o seu interesse. E que é diferente, por exemplo, da facada de Bolsonaro como argumento de interesse nacional. Ele não teve a decisão de não tomar a facada, tal qual teve Moro de prosseguir ou não com a Lava Jato e suas denúncias.
Digo tudo isso não para acusar um ou outro. Mas sim para sinalizar de que o juízo de razão feito agora provavelmente será precipitado. As acusações terão desdobramentos em novas informações, e são elas que nos trarão condições de tirar as melhores conclusões. O tempo, afinal, é o senhor da razão.


3 comentários:

  1. Muito semelhante ao que comentava tomando o café da manhã.
    Bolsonaro e Moro têm defeitos, como todas as pessoas; são filhos de Adão, são pecadores, não são super-homens. Porém é indiscutível que ambos se elevaram, cada um por seus motivos, muito acima do pântano em que se transformou a política brasileira nas últimas décadas. Entretanto, são indivíduos bem diferentes em termos de caráter psicológico (não no sentido moral), um mais emotivo e de respostas mais imediatas, outro mais frio, enxadrista, mas ambos ativos, não passivos. Desde o começo houve dissonância entre ambos, pelo caráter diferente e também por posições políticas diferentes na escolha de assessores, na postura diante de políticas do governo. Não esperava que a dissonância fosse levar a uma ruptura, mas ela até que não demorou muito. Mais ainda, como Moro abriu mão de sua carreira na magistratura, o que não é pouca coisa, creio que ele doravante se dedicará à política. Não parece ter perfil de advogado.

    ResponderExcluir
  2. MORO, "BLOCKCHAINE" DOS EVENTOS POLITICOS
    ------------------------------------------

    MORO,DIGA-ME COM QUEM ANDAS,DIR-TE-EI QUEM ÉS!
    ----------------------------------------------
    COM QUEM ANDA MORO? COM QUEM MORO FOI SE JUNTAR?

    MORO FOI SE JUNTAR COM QUEM PREZA MUITO POUCO PELA VERDADE.

    MORO FOI SE JUNTAR, SE EMPERNAR COM UMA GENTE, GLOBO E CIA,QUE COMO FALA BOLSONARO, MENTE,CALUNIA,NÃO PAGA IMPOSTOS,POUCO RECOMENDÁVEIS A QUEM TEM UMA BOA REPUTAÇÃO A ZELAR(ASSIM PENSA O POVO).

    O MORO PODERIA TER SAIDO, ETC E TAL.É MAIOR DE IDADE VACINADO,ALFABETIZADO ENTÃO NEM SE FALA! AMÉM.

    MAS, SE FOSSE TÃO "GENTE FINA",SEM MÁCULA,DO TIPO "O MAIS HONESTO",PORQUE FOI LOGO SE JUNTAR COM OS DETRATORES DO SEU AMIGO, MENTIROSOS PROFISSIONAIS,GENTE QUE NÃO PREZA PELA VERDADE?

    UM "CORDEIRO ENTRE LOBOS" OU NÃO ERA CORDEIRO ERA LOBO E SE JUNTOU AOS SEUS?

    MORO É UM ARQUIVO PERIGOSÍSSIMO, VALIOSISSIMO,E ASSIM QUE NÃO FOR MAIS ÚTIL,O LASIER MARTINS TEM RAZÃO, VÃO MANDÁ-LO FALAR COM CELSO DANIEL E SEUS 10 AMIGOS QUE FORAM FALECIDOS, COM OS AMIGOS DE ADÉLIO QUE MORAVAM NA PENSÃO E FORAM TAMBÉM FALECIDOS.

    ERROU, SAIU MAL,E SE EXPOS AO PERIGO 24HS POR DIA.

    LASIER MARTINS TEM RAZÃO, CELSO DANIEL E AMIGOS,AMIGOS DE PENSÃO DE ADÉLIO, TODOS FORAM FALECIDOS, MORO É A BOLA DA VEZ, O ARQUIVO VIVO MAIS IMPORTANTE AINDA VIVO.

    ResponderExcluir
  3. SR POLÍBIO POR FAVOR SOU SUA FÃ PRESISO ENTRAR EM CONTADO,SOU AMIGA DE LUCIANO ZUCCO...

    ResponderExcluir