Weinmann implementa drive-thru para realizar teste de diagnóstico

 Os testes são pelo método RT-PCR da COVID-19

O Weinmann acaba de colocar em rotina o teste molecular do tipo RT-PCR para diagnóstico da COVID-19 por meio da modalidade de drive-thru, que permite às pessoas fazerem o exame sem sair do carro. O serviço está disponível em duas de suas unidades em Porto Alegre (RS), localizadas na Zona Sul e na Avenida Nilo Peçanha. Para realizar o exame é necessário fazer o agendamento, ter indicação clínica e estar com o pedido médico.

O teste molecular do tipo RT-PCR é feito a partir de uma amostra de secreção respiratória, que permite a detecção direta do material genético do vírus. O exame é indicado para a verificação da infecção aguda sintomática, e para pessoas que possuam sintomas da COVID-19 com duração entre 3 e 7 dias. O teste deve ser feito mediante agendamento pelo telefone (51) 3314-3838, e custa R$ 470,00 para clientes e R$ 282,00 para profissionais da saúde. O resultado fica pronto em 72 horas.

“O método RT-PCR consiste na coleta de amostra da secreção respiratória que permite identificar o vírus no período em que está ativo na nasofaringe, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão. Por isso é importante ter indicação clínica e recomendação médica para realizar o exame”, explica a Dra. Marcelle Alves, infectologista do Weinmann.

Entenda como funciona o teste de diagnóstico RT-PCR da COVID-19
O teste pelo método RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida por meio da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado (swab) de nasofaringe, isto é, material obtido da mucosa do fundo do nariz com uma haste flexível. A coleta pode ser feita a partir do terceiro dia após o início dos sintomas e até o sétimo dia, pois ao final desse período a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo na nasofaringe, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada. O teste baseia-se no método de PCR, seguindo protocolo do Hospital Universitário Charité (Berlim, Alemanha) e validado de acordo com as normas do Colégio Americano de Patologistas (CAP).

Passo a passo do método RT-PCR:
Transforma RNA do vírus em DNA;
DNA é amplificado;
Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal que é captado pelo equipamento, sendo traduzido em resultado positivo;
Em caso de resultado positivo, a suspeita da COVID-19 é confirmada.


SERVIÇO - Drive-thru para teste de diagnóstico pelo método RT-PCR da COVID-19 no Weinmann
Unidade Zona Sul (Avenida Otto Niemeyer, 687 - Tristeza - Porto Alegre/RS)
Unidade Nilo Peçanha (Avenida Nilo Peçanha, 2.655 - Chácara das Pedras - Porto Alegre/RS)
Agendamento: (51) 3314-3838

Nenhum comentário:

Postar um comentário