A insuficiência cardíaca

  A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo do indivíduo, o que pode ocasionar falta de ar, cansaço, palpitações, entre outros sintomas. Atualmente, é uma doença que teve seu prognóstico alterado com base em tratamentos clínicos que avançaram significativamente. Com o tema “Novas Perspectivas no Tratamento da Insuficiência Cardíaca”, o Hospital Moinhos de Vento realiza na próxima quinta-feira (25), às 19h30, evento online e gratuito para debater o assunto.

De acordo com o médico cardiologista do Hospital Moinhos de Vento, Luís Beck da Silva, um dos tratamentos que têm impacto na melhora da qualidade de vida é o ferro endovenoso. “Ele surgiu inicialmente para tratar pacientes anêmicos com insuficiência cardíaca, mas na sequência se viu que é importante em pacientes ferropênicos, não necessariamente anêmicos. Portanto, pacientes com ferropenia e que têm algum tipo de sintoma relativo à insuficiência cardíaca podem se beneficiar do tratamento com ferro endovenoso, tendo assim melhora para atividades diárias e aumento da qualidade de vida”, afirmou.

O evento vai reunir a chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Carisi Polanczyk, e os cardiologistas da instituição, Luís Beck da Silva e Luís Eduardo Rohde. Também participam médicos convidados de Barcelona, Josep Comin Colet, e de Curitiba, Lidia Zytynski Moura. Durante o simpósio o intuito é abordar as formas de tratamento com ferro endovenoso dos alvos terapêuticos e de potenciais novos alvos.

Este é mais um evento que faz parte do projeto Moinhos Science Symposium. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da instituição.


Um comentário: