Com chegada do verão é preciso aumentar os cuidados com a pele

Com chegada do verão é preciso aumentar os cuidados com a pele 

Especialista explica que é necessário aumentar o uso do protetor solar 

Com a chegada do verão e com o clima mais quente, a exposição ao sol acaba ocorrendo naturalmente e em consequência disso, algumas adaptações na rotina de cuidados com a pele são extremamente necessárias. Se no inverno a aplicação de hidratantes para evitar o ressecamento e o uso de filtro solar deveriam estar na rotina de todas as pessoas, no verão é necessário redobrar a atenção à aplicação do filtro solar. 

De acordo com a coordenadora do curso de farmácia da Faculdade Anhanguera, Profa Dra Janice Luehring Giongo, o fator de proteção solar mínimo (FPS) é o 30, entretanto, para as pessoas de fototipo claro e que permanecem expostas ao sol por longos períodos, este fator pode ser ainda maior. 

"O uso do protetor solar é imprescindível durante todo o ano, mas com o verão e as altas temperaturas as pessoas acabam ficando mais expostas ao sol. Para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioletas e assim evitar problemas futuros é fundamental a sua aplicação a cada 2 horas para a máxima proteção, especialmente, após o contato com a água do mar ou da piscina. O mesmo deve ser feito pelas pessoas que sofrem com sudorese em excesso", explica Giongo. 

Protetor solar em cápsulas 

Nos últimos anos o protetor solar em cápsulas se popularizou no Brasil. A formulação promete ser a solução para atender a população brasileira que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é adepta do filtro solar: mais de 60% da população não usa nenhum tipo de proteção no dia a dia. 

Mas a professora alerta que as cápsulas não substituem a fotoproteção aplicada sobre a pele. "Os fotoprotetores em cápsulas são um complemento a proteção contra o sol, jamais devem ser usados como única proteção. Sempre será necessário a utilização de uma barreira física, como os filtros solares tópicos, chapéus, óculos e camiseta. As cápsulas possuem componentes antioxidantes, o que auxilia no combate aos radicais livres que nosso organismo produz, por isso é dito que sua ação é de dentro para fora, atuando de forma sistêmica na defesa do DNA celular. Ao utilizá-lo você não fica 100% protegido, para que a proteção seja completa o ideal é utilizar o protetor tradicional que irá garantir com maior eficácia a preservação da pele", destaca a professora. 

A especialista preparou algumas dicas de cuidados com a pele: 

• Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar; 

• Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas; 

• Escolher um protetor solar específico para as necessidades de cada pele; 

• Usar também protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto; 

• Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas; 

• Evitar ficar muito tempo diretamente exposto ao sol, principalmente quando o índice da radiação ultravioleta é maior e mais danoso (das 10h às 15h). 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera. 

Sobre a Kroton 


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: Kroton 


Nenhum comentário:

Postar um comentário