Vendas internas de aço crescerão 2,5% este ano

 Segundo o Instituto Aço Brasil, haverá um crescimento de 2,5% em vendas internas este ano, o que promete alavancar a economia do país. O crescimento no segmento do aço é resultado de estímulos governamentais e da considerável alta atividade do setor de construção civil.

De acordo com Giovanni Marques, gerente de marketing da Açovisa, a produção de aço bruto já cresceu 10,1% em março deste ano e as vendas internas cresceram 20,2% em relação a fevereiro, o crescimento foi maior ainda na região Sul do país.

São Paulo, junho de 2022 - De acordo com o Instituto do Aço Brasil, até o final do ano de 2022 veremos um crescimento de 2,5% em vendas internas do produto e um aumento de até 2,2% na produção (valor muito parecido ao crescimento mundial o apresentado pela World Steel Association: 2,2%). Já o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) estima que as vendas cresçam 3%. 

Outros números preveem um aumento de 1,5% das exportações, enquanto as importações devem passar por uma queda de 12%. “Em março deste ano, a produção de aço bruto já aumentou 10,1%, as vendas internas cresceram 20,2% e o consumo aparente aumentou 14,7% em relação a fevereiro”, indica o gerente de marketing da Açovisa Giovani Marques da Costa.

Ainda segundo o gerente, em janeiro deste ano era possível perceber uma retomada do crescimento na produção nacional de aço e nas vendas internas. A produção brasileira de aço bruto foi de 2,9 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 10,5% quando comparado ao apurado em dezembro de 2021. E as vendas internas de 2022 cresceram 1,6% em relação a dezembro de 2021.

“O consumo aparente de produtos siderúrgicos em janeiro foi de 1,7 milhão de toneladas, 0,6% maior do que em dezembro de 2021. Podemos dizer que no final do ano passado o mercado produtor já apresentava um excesso de capacidade de 518 milhões de toneladas”, explica Costa.

Esse crescimento do segmento do aço no Brasil a partir de 2021 é resultado de estímulos governamentais, além de uma considerável alta atividade no setor da construção civil. E indicadores do Ministério da Economia, Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que umas das regiões por esse movimento – e com crescimento acima da média nacional – é o Sul do país. 

“Duas das nossas três unidades que mais venderam e, consequentemente, cresceram em 2021 em relação a 2020 estão nessa região: Caxias do Sul e Porto Alegre”, comenta o gerente de marketing. Ambas estão localizadas no Rio Grande do Sul e cresceram 30% e 15% respectivamente. A terceira unidade que mais cresceu foi a de Piracicaba (SP): 50%.

Estatísticas de Caxias do Sul indicam que a região tem se dedicado a atrair novos negócios, e que em 2022, o município acumulou mais admissões do que demissões: no período de janeiro a março foram registradas 24 mil admissões formais, além do incremento de 842 novas empresas. 

Sobre a Açovisa

A Açovisa possui mais de 25 anos de atuação no mercado de aço e é considerada como umas das líderes do setor de siderurgia nacional. A sede em Guarulhos, com 15.000 m², é equipada com laboratório químico e metalográfico, além de equipamentos de ponta para realizar ensaios, análises e emissão de documentação, como certificados de qualidade. Possui 400 colaboradores em mais de 13 unidades, com presença em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário