Epcor Solar projeta usina solar na maior Fazenda de Turismo Rural Pedagógica do Brasil

Criação de usina de energia renovável: Quinta da Estância e Estância das Oliveiras se tornarão 100% autônomas em energias renováveis;

Usina localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre terá 354 módulos fotovoltaicos e evitará a emissão de cerca de 1.642,19 toneladas de CO2 (em 25 anos);

Epcor conta hoje com 2 GW (dois gigawatts) em projetos fotovoltaicos em desenvolvimento e uma planta de hidrogênio verde alimentada por 120MW.

 Brasil, 10 de novembro de 2022 - A Epcor Solar, uma das empresas pioneiras no Rio Grande do Sul na área de desenvolvimento de projetos de energia elétrica, irá instalar uma Usina Solar Fotovoltaica de 180 kWp, na Quinta da Estância, em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre. Atendendo a valores e aos compromissos internacionais de sustentabilidade, a maior Fazenda de Turismo Rural Pedagógica do Brasil e a Estância das Oliveiras, agroindústria de azeites de oliva premiados internacionalmente, terão 100% de sua energia provenientes de fontes renováveis a partir deste ano. 

A iniciativa ocorrerá por meio da formalização de contrato com a Epcor Solar, que fará o projeto e execução, a WEG, que fornecerá os equipamentos e o banco Sicredi, que fará o financiamento da obra. O evento para selar essa parceria foi realizado nesta quinta-feira (10), criando na Quinta da Estância e na Estância das Oliveiras uma “Usina de Energia Solar e Eólica educacional”. 

“A Estância das Oliveiras será o primeiro lugar (agroindústria de azeites de oliva) no Brasil a ter 100% de sua energia de origem Solar e Eólica, e para a Quinta da Estância é mais uma conquista quando completamos 30 anos. É um grande feito para nosso planeta, vamos reduzir significativamente nossas emissões de gases de efeito estufa e a Usina de Energia Renovável terá finalidade pedagógica, oportunizando a milhares de visitantes aprender mais sobre o combate às mudanças climáticas e geração a energias renováveis.”, explicou o diretor de ambas empresas, Rafael Goelzer. 

Para Mario Morocini de Azambuja Jr, diretor da Epcor Solar, “o projeto da Quinta da Estância é especial demais para nossa empresa, pois foi totalmente elaborado on demand para as necessidades da fazenda. Tudo foi pensado para que a geração de energia solar completasse o ciclo de sustentabilidade ampla no qual a Quinta está inserida. Estamos muito felizes em poder participar juntamente com as demais empresas de grande credibilidade que estão conosco nesta empreitada. A Quinta é uma fazenda modelo, que busca trazer aos seus visitantes experiencias que a cidade não nos proporciona mais, interagir com o campo, com os animais, fazendo renascer principalmente para as crianças e jovens que visitam a fazenda, essa cultura gaúcha e os cuidados que temos que ter com o meio ambiente. Ficamos felizes em contribuir e fazer a nossa parte para o enriquecimento social e transformar esses jovens em cidadãos com mais responsabilidade social”.

Benefício e Impacto Social

Como a Quinta da Estância tem em seu principal core business a educação ambiental de crianças, jovens e adultos, a Usina será instrumento de um projeto pedagógico que vai ensinar sobre energias sustentáveis e renováveis, contribuindo para a disseminação deste tema para todos os seus visitantes. “A energia solar e eólica é 100% renovável e sustentável. Nossas crianças já irão crescer com conceitos sustentáveis e sabendo como podem fazer parte da transformação de um planeta melhor para se viver, com mais qualidade de vida e ambiental. Com pequenas ações, é que vamos mudando o mundo”, explicou Goelzer. 

Projeto para maior usina solar de Porto Alegre e expansão para o Mercosul

A Epcor Solar é uma empresa gaúcha fundada em 2015 e faz parte do Grupo Epcor que atua no mercado de energia elétrica desde 1995 e que é o primeiro desenvolvedor de projetos de parques eólicos da Região Sul do país. A empresa investe em oferecer um serviço completo realizado por uma equipe técnica e comercial experiente, além de contar om parcerias estratégicas de um seleto grupo de empresas consolidadas no mercado, visando garantir o atendimento das necessidades exclusivas de cada cliente. A empresa já atende mais de 2 mil clientes e pretende investir R$ 10 milhões de reais no projeto para construção da maior usina de energia solar da grande Porto Alegre, localizada no bairro Lami, em Porto Alegre, com 2MW de potência (suficiente para atender quase 1 mil residências) e que deverá entrar em operação até abril de 2023.

“A Epcor Solar está em busca de novos mercados no Mercosul e já estamos abrindo escritórios no Uruguai e Paraguai para captar essa demanda sobre projetos de energias renováveis, não só para termos novos clientes como também para captar novos investidores e parceiros. A energia limpa está caminhando rapidamente para se tornar a principal energia no Brasil, e queremos fazer parte substancial dessa evolução, trazendo mais sustentabilidade e ESG e assim construirmos um país mais democrático, pois queremos energia livre para todos os brasileiros”, afirma o diretor da Epcor.

A Epcor Solar é especialista em projetos de energia solar e soluções completas para atendimento residencial, rural e comercial. Hoje a empresa conta com 2 GW (dois gigawatts) em projetos fotovoltaicos em desenvolvimento e uma planta de hidrogênio verde alimentada por 120MW. O ganho ambiental direto é a neutralização do carbono proveniente desta geração verde de energia. No mercado distribuído, a empresa atende projetos de autoconsumo a partir de 100 kWp. Já no mercado centralizado são três usinas localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia com 1,1 GW.

Usina Solar Fotovoltaica de 180 kWp - Quinta da Estância - Viamão/RS

*Números Gerais da USFV da Quinta*

- 354 módulos fotovoltaicos; 

- Energia estimada a ser gerada pela potência dimensionada (média anual): 20.399 kWh/mês;

- CO2: 1.642,19 toneladas de CO2 que não serão emitidos na atmosfera (em 25 anos);

- Árvores: 11732 árvores seriam necessárias para eliminar a quantidade de CO2 da atmosfera;

Nenhum comentário:

Postar um comentário