Hospital Moinhos de Vento promove simpósio sobre diagnóstico e tratamento da amiloidose

Evento contará com a presença da especialista em medicina cardiovascular, Sara Cuddy, da Brigham and Women’s Hospital (Boston-EUA)

Pesquisas apontam que os pacientes consultam, em média, sete médicos diferentes até serem diagnosticados com amiloidose. Como as principais queixas são fraqueza e cansaço, os sintomas acabam sendo confundidos com outras enfermidades. 

Doença rara e de difícil diagnóstico, a amiloidose é provocada pelo depósito de proteínas que não se degradam adequadamente, resultando na formação de uma fibra mais rígida. Essas substâncias acabam ficando acumuladas em órgãos e tecidos como coração, pele, rins, fígado, pulmões, sistema nervoso ou trato digestivo. E, além de lesões e prejuízo ao funcionamento do organismo, em alguns casos — como quando se depositam em nervos periféricos e coração — pode levar à disfunção ou insuficiência do órgão e à morte.

Com o intuito de desmistificar a doença e facilitar a sua identificação, o Hospital Moinhos de Vento promove o III Simpósio Novas Fronteiras no Diagnóstico e Tratamento da Amiloidose. Nesta edição, destaque para a presença da especialista em medicina cardiovascular, Sarah Cuddy, da Brigham and Women´s Hospital (Boston-EUA), que abordará a importância da avaliação multidisciplinar na amiloidose cardíaca. 

A abertura ficará a cargo da chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento, Carisi Anne Polanczyk. Segundo Carisi, o Serviço de Cardiologia está buscando ser um centro de referência no manejo dos pacientes com amiloidose. “Também estamos participando de vários estudos clínicos para avaliação de novas terapias para essa condição”, acrescentou. 

Na programação, o chefe do Serviço de Medicina Nuclear, Gabriel Blacher Grossman, falará sobre  a situação do diagnóstico da doença na América Latina. Haverá ainda apresentação de casos clínicos com especialistas do hospital, além de mesas de discussão. O evento direcionado para profissionais da saúde ocorre no dia 29 de novembro, a partir das 19h, com palestrantes nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas no site do hospital. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário