O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) implantou uma nova ferramenta para aperfeiçoar a fiscalização de obras de pavimentação em auditoria. É o Laboratório de Análise de Obras Rodoviárias.
Segunda feira (23/1), às 15h, serão realizadas extrações de amostras de asfalto na RS-030, próximo à parada 132, saindo do perímetro urbano de Glorinha em direção a Santo Antônio da Patrulha.
É uma abordagem inovadora em obras de pavimentação para qualificar o controle externo neste segmento que envolve vultosas quantias de recursos públicos. Os investimentos em obras asfálticas contratadas atualmente no RS são da ordem de R$ 2 bilhões, entre obras do Estado e dos municípios.
A partir de agora a verificação se dará através da extração de amostras de asfalto que serão analisadas em laboratório certificado. Através de laudo será verificado se os atributos da obra correspondem aos parâmetros defini-dos no projeto e licitação.
Além de garantir que as obras sejam realizadas com preços justos, os resultados do laboratório servem de estímulo para a melhoria da qualidade. Conforme pesquisas de 2022 da Confederação Nacional de Transportes (CNT), 78% das rodovias brasileiras se encontram em estado péssimo, ruim ou regular, restando apenas 22% consideradas boas ou ótimas
Nenhum comentário:
Postar um comentário