Zucco quer protesto da Câmara contra ditadura da Nicarágua

 O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) protocolou, nesta segunda-feira (13), uma moção de repúdio contra a Nicarágua, país governado com mão de ferro pelo ditador Daniel Ortega. No poder desde 2007, Ortega tem sido implacável na perseguição contra opositores e qualquer tipo de manifestação popular que conteste o regime. “O povo nicaraguense precisa do apoio da comunidade internacional. Estamos testemunhando violações diárias dos direitos humanos, o cerceamento da liberdade de expressão, a perseguição aos meios de comunicação, a proibição de cultos religiosos, perseguição de padres e pastores e o fechamento de embaixadas”, argumentou o parlamentar. 

Na última sexta-feira, o Papa Francisco afirmou que a Nicarágua vive uma ditadura e sugeriu que Daniel Ortega é um desequilibrado. “É como trazer de volta a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura de Hitler de 1935 […] são tipos de ditaduras grosseiras”, afirmou durante entrevista ao site argentino Infobae. O Papa Francisco comentava o caso em que universidades vinculadas à Igreja Católica foram fechadas pelo governo da Nicarágua. “Com muito respeito, não me resta senão pensar em um desequilíbrio da pessoa que lidera [o país]“, disse o pontífice ao site argentino. 

O governo Lula não aderiu a uma declaração conjunta de mais de 50 países que denunciaram os crimes de Daniel Ortega e se manteve em silêncio diante das denúncias na Nicarágua, durante uma reunião no Conselho de Direitos Humanos da ONU. “A postura da esquerda brasileira é abominável e nos envergonha enquanto brasileiros perante a comunidade internacional. Se o Palácio do Planalto optou pelo silêncio, a Câmara dos Deputados precisa gritar contra esse desequilibrado chamado Daniel Ortega”, criticou Zucco. 

Para ser aprovado, o requerimento que solicita a moção de repúdio precisa do aval do Plenário. O parlamentar pedirá ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que a proposta tramite com regime de urgência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário