Leite apela por agilidade da Aneel no caso da mega usina térmica de Rio Grande

O governador Eduardo Leite tratou de projetos de geração de energia programados para o Estado, em reunião realizada nesta quarta-feira na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. O projeto da termoelétrica planejada para ser construída em Rio Grande foi um dos principais assuntos abordados no encontro.

.A comitiva do Rio Grande do Sul foi recebida pelo diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, que disse que o assunto ainda precisa ser discutido com mais profundidade, principalmente com o Ministério de Minas e Energia. Segundo Feitosa, é preciso detalhar a demanda de energia no país, o que colaboraria com a reativação do projeto.

Acompanhado do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, e da direção do porto local, o governador falou sobre o complexo termoelétrico na região. O projeto pode resultar em um investimento de até R$ 6 bilhões e atender cerca de um terço da demanda de energia do Estado.

Atração de investimentos

A obra vai possibilitar a operação de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Rio Grande e, com isso, ampliar a oferta de energia no sul do Estado e possibilitar a atração de investimentos industriais na região.

No momento, o investimento precisa que a Aneel derrube o embargo feito ao projeto, em 2017. Na época, essa decisão foi resultado de uma dificuldade da empresa anteriormente responsável pela termoelétrica para iniciar as obras. Atualmente, o governo do Estado atua para resolver o impasse e já concedeu, a partir da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), as licenças ambientais para possibilitar o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário