Primeiro Pitch Náutico de Startups Impulsiona Inovação da Granpal em Navegação pelo Guaíba

O Fórum de Inovação da Granpal inovou ao realizar o seu Primeiro Pitch Náutico de Startups, um evento sediado a bordo de um catamarã, em navegação pelas águas do rio Guaíba. A iniciativa, que contou com a participação do Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, reuniu autoridades e empreendedores da região metropolitana para apresentar e debater o futuro tecnológico e social local.

​A abertura do Fórum, que trouxe um cenário inédito para a inovação, foi conduzida pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. Ele deu as boas-vindas às autoridades presentes e sublinhou a importância da parceria institucional, mencionando a colaboração com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na resolução de demandas regionais. Em seguida, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, reforçou o compromisso do setor público com o ecossistema empreendedor: "Vamos buscar pilares de financiamento e incentivos para startups," afirmou, antes de dar início às apresentações.

​O rol de empresas que se apresentaram demonstrou diversidade e foco em soluções de impacto. De Porto Alegre, a Igapó destacou seu trabalho com reciclagem de resíduos orgânicos, que já resultou no tratamento de mais de 270 toneladas, enfatizando sua parceria com a Prefeitura da Capital. "Engaje conosco na mudança para o mundo sustentável", convidou Andreas Buchholz, CEO da Igapó.

​O município de Guaíba marcou presença com propostas robustas, como a da Nidus Software, que visa desenvolver software governamental para mapear a violência doméstica e gerar relatórios de índices contra mulheres e crianças, em um apelo para "estar na vanguarda para proteção social". A TonerdoBem apresentou uma solução para o descarte correto de cartuchos de impressoras, buscando reverter o problema de aproximadamente um milhão de descartes incorretos por dia. Já a C10 trouxe uma solução baseada em Inteligência Artificial para otimizar vendas e reduzir custos empresariais.

​Completando o leque de inovações, a Flesch Tech propôs a transição para a Indústria 4.0 no Brasil, com foco em componentes eletrônicos de alta performance, que são "uma tendência na indústria", segundo seu representante Julio Cesar. Outras startups incluíram a Englecare, de São Leopoldo, que facilita o acesso a programas de vacinação e agendamento de consultas por meio de um aplicativo, e a Notas Premiadas, de Nova Santa Rita, que promove sorteios com base em notas fiscais.

​Ao encerrar o evento, o secretário Luiz Carlos Pinto elogiou o potencial demonstrado. "Parabéns para a cidade de Guaíba pelo conjunto de startups apresentadas", concluiu, ressaltando o valor da inovação e do impacto social das propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário