Prefeito Melo cria "Samu Mental" em Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo sancionou a Lei nº 14.455, que cria de modo pioneiro na Região Sul do Brasil, a Equipe de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (ESM-Samu), ampliando a atuação do Samu no atendimento a pessoas em sofrimento psíquico agudo.A ESM-Samu será composta por profissionais especialistas em saúde mental e atuará de forma integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Atendimentos – A nova equipe poderá realizar atendimento imediato em situações como crises psicóticas, tentativas de suicídio, agitação psicomotora grave e ocorrências relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, sempre conforme avaliação e regulação. A atuação da ESM-Samu contará com atendimento 24 horas.

O prefeito Melo também mandou tocar a criação de seis novos Centros de Atenção Psicossocial 24h, sendo quatro para adultos e dois infantojuvenis, com pelo menos cinco leitos de acolhimento cada. Também estão previstas duas unidades de acolhimento para dependência química, com 15 leitos cada. Equipes e-Multi na Atenção Primária vão fortalecer o cuidado multiprofissional na base do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário