Vereador Rafael Fleck, MDB, é o novo secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre

Após conversar por telefone com o prefeito Sebastião Melo na tarde desta segunda-feira (26), o vereador Rafael Fleck (MDB) confirmou o seu aceite ao convite para que assuma o comando da Secretaria de Serviços Urbanos (SMUrb) em razão da saída do atual titular, Vitorino Basségio, que retorna à Câmara Municipal para estar apto a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha. Com essa decisão Fleck abre mão da sua pré-candidatura a deputado federal, que já vinha sendo alinhada internamente no MDB. 

Em viagem de férias, o parlamentar chega a Porto Alegre na quinta-feira (29). Ele informou, no entanto, que os detalhes da sua transferência do Legislativo para o Executivo só ocorrerão em reunião com o prefeito marcada para a próxima sexta-feira (30). 

Com a definição de sua ida para a SMUrb, fica garantida a permanência do vereador Idenir Cecchin na Câmara. Cecchin tem o aval do prefeito para permanecer na liderança do governo e da bancada emedebista.


Quem é Rafael Fleck


Aos 49 anos, Fleck é advogado, casado com Talita Zanandrea, pai de dois filhos Maria Luiza (9) e Guilherme. (7)Como vereador em seu primeiro ano de mandato, foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e de Juventude (CECE) e cumpriu importantes desafios, como o da vice-presidência e relatoria, respectivamente, das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) da Pousada Garoa e do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae). 

Mas a sua atuação na política tem mais de 20 anos. Começou sua militância ao lado do primo Mauro Zacher no movimento estudantil, na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), na década de 1990. Lá, assim como Zacher, chegou a presidir o Diretório Central dos Estudantes (DCE). E foi a partir da eleição de Zacher para a Câmara Municipal, em 2004, que passou a atuar como chefe de gabinete nas cinco legislaturas consecutivas de Zacher, até o seu falecimento em 26 de junho de 2022. 

Nesse período Fleck também ocupou cargos na antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), chegando ao posto de secretário por duas vezes nos períodos pré-eleitorais em disputas estaduais e federais, quando Zacher foi candidato à Assembleia Legislativa gaúcha. Em um desses períodos, em 2014, ficou responsável por tocar algumas das obras fundamentais para a realização da Copa do Mundo de Futebol, que teve o Estádio Beira Rio como uma das sedes da competição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário