Estudo da Seed Digital mostra que nem o desempenho positivo do Dia dos Namorados foi suficiente para compensar a redução do fluxo de consumidores durante os jogos do Brasil
O varejo físico brasileiro interrompeu em junho a sequência de crescimento observada nos dois meses anteriores. O Índice de Intenção de Compra do Varejo (IICV SEED) registrou retração de -1,4% em relação ao mesmo período de 2025, resultado que nem mesmo o bom desempenho do Dia dos Namorados foi capaz de reverter.
Os dados fazem parte do Índice de Intenção de Compra do Varejo (IICV Seed), levantamento mensal realizado pela Seed Digital com base em mais de 58 milhões de visitantes monitorados mensalmente em milhares de lojas em todo o Brasil.
Embora a principal data comercial do mês tenha impulsionado o varejo na primeira quinzena, com crescimento de 7,0% entre os dias 5 e 12 de junho na comparação anual os jogos do Brasil alteraram a rotina dos consumidores e reduziram a circulação de pessoas nas lojas durante a segunda metade do mês.
"O resultado de junho mostra que datas comemorativas continuam sendo importantes para estimular o consumo, mas também evidencia como eventos de grande mobilização nacional podem alterar temporariamente o comportamento do consumidor. Tivemos um mês dividido em duas realidades bastante distintas", afirma Sidnei Raulino, CEO e fundador da Seed Digital.
Jogos do Brasil derrubam o movimento
O IICV Seed de junho apontou que a influência dos jogos da Seleção Brasileira sobre o varejo ficou evidente. Na estreia, realizada em um sábado (13), o fluxo de consumidores caiu 17,9%. Na segunda partida, disputada em uma sexta-feira à noite (19), a retração chegou a 28,8%. O terceiro confronto, na quarta-feira (24), registrou queda de 26,0%. Por fim, na partida realizada na segunda-feira (29), foi o impacto mais intenso do mês, com redução de 36,3% no fluxo das lojas.
Lojas de rua e shoppings registram retração semelhante
Os dois principais formatos do varejo apresentaram desempenho bastante próximo em junho. As lojas de rua encerraram o mês com retração de 1,4%, enquanto os shopping centers registraram queda de 2,0%.
Centro-Oeste é a única região a crescer
Regionalmente, o Centro-Oeste foi a única região do país a registrar crescimento em junho, com alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
As demais regiões encerraram o período em queda: Sul (-1,3%), Sudeste (-1,4%), Nordeste (-4,3%) e Norte (-4,7%).
Julho exigirá atenção redobrada do varejo
A expectativa da Seed Digital é que julho continue exigindo adaptação por parte dos varejistas. A combinação entre as férias escolares e as mudanças climáticas deve influenciar diretamente a dinâmica de consumo nas próximas semanas. Enquanto o período de férias redireciona parte do orçamento das famílias para turismo, lazer e entretenimento, as temperaturas acima da média podem alterar a demanda por diferentes categorias de produtos.
"Julho reúne fatores que exigem rapidez na tomada de decisão. Mais do que acompanhar indicadores, o varejo precisará entender como o consumidor está reorganizando seus hábitos de compra para aproveitar as oportunidades e minimizar perdas", conclui Raulino.
Sobre a Seed Digital
A Seed Digital é uma empresa de tecnologia com foco em Inteligência de Mercado. Tem como missão impulsionar a estratégia de seus clientes no varejo físico, gerando dados e conclusões confiáveis para que pessoas e empresas possam tomar decisões e otimizar seus resultados. Fundada em 2014, tornou-se uma empresa especializada em análise de dados, com sua tecnologia de inteligência artificial presente em mais de 6 mil pontos de venda, mais de 58 milhões/mês de visitantes capturados em todos os estados brasileiros. Mensalmente, a Seed Digital produz e divulga o IICV Seed (Índice de Intenção de Compra do Varejo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário