A FOTON, uma das maiores fabricantes de caminhões do
mundo, com sede na China, reforça sua presença no Brasil para atuar de forma
estratégica e intensa, incrementando toda a operação já existente, introduzida
no País pela Foton Aumark do Brasil, empresa 100% brasileira em meados de
2010. A operação comercial administrada pela representante brasileira se
concentra nas vendas da linha de comerciais leves e caminhões leves, que foram
nacionalizados como parte do programa INOVAR-AUTO. Veículos de entrada, como o
Foton 3.5-11 DT, estão sendo importados e comercializados de forma a
complementar o portfólio atual. A representante local, agora em fase de
reestruturação, vem atuando de forma exclusiva no Brasil, tanto para
nacionalização dos produtos, criação e expansão da rede de concessionárias,
como para fabricação, importação e venda dos produtos da marca, de forma
totalmente independente.
A partir de agora a operação da empresa no País passa a
contar com a cooperação da matriz chinesa através da sua subsidiária brasileira,
intensificando assim sua atuação no mercado nacional. Durante cerca de oito
anos, por meio da Foton Aumark do Brasil, houve a estruturação da rede de
concessionárias em todo o País, além do investimento na aquisição de um terreno
em Guaíba-RS, para construção da fábrica. Diante da severa e prolongada crise
econômica iniciada em 2014, a empresa tomou a decisão de, a partir de 2016,
passar a produzir inicialmente no País em parceria com a Agrale, fabricante
nacional de veículos comerciais, localizada no Sul do País.
Ao se estabelecer no Brasil e trabalhar em sinergia com a
Foton Aumark do Brasil, a matriz FOTON definiu o mercado brasileiro como um dos
mais estratégicos e importantes em seu plano de expansão, por ser o maior da
América Latina e sétimo do mundo. Além disso, acena com a possibilidade de
abastecer os demais países da região latino-americana, já que sua localização
no Rio Grande do Sul foi estrategicamente escolhida por apresentar uma
logística mais eficiente. “Com essa parceria ganhamos mais musculatura para
atuar no Brasil e seremos agora amplamente respaldados pela matriz, na China”,
comenta Marcio Vita, CEO da empresa.
“Há mais de uma década estudamos cuidadosamente o mercado
brasileiro que, para nós, é de grande importância dentro de nossa estratégia de
globalização da marca. Entramos no País por meio de nossa representação
comercial, pelas mãos de brasileiros com indiscutível conhecimento do mercado
nacional. Entendemos ser o momento mais apropriado para iniciarmos essa nova
etapa, agora com nossa cooperação direta na operação”, explica Darren Lu,
executivo da matriz FOTON responsável pelos negócios da marca no Brasil.
A FOTON agora pode abastecer o mercado brasileiro tanto
com produtos produzidos localmente como avaliar o portfólio da matriz na China
e, de acordo com a demanda e conveniência do mercado, introduzir novos modelos
mais rapidamente. Esse novo cenário, com apoio e parceria da matriz chinesa,
incentiva e fomenta a expansão da rede, que já está em pleno curso.
Atualmente a FOTON vende cerca de 600 mil veículos por
ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, ou seja, praticamente
oito anos da produção brasileira, com exportações para mais de 100 países e um
volume que passa das 60 mil unidades. No mundo a empresa conta com 40 mil
colaboradores, duas mil concessionárias e, no ano passado, o faturamento foi de
US$ 7,5 bilhões. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da FOTON
fora da China, que já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia
em construção.
O Brasil faz parte de um plano estratégico para que a
FOTON atue mais ativamente no mercado ocidental, onde terá fundamentalmente
empresas de origem europeia como competidores locais instalados há vários anos
nestes países. Isso permitirá elevar os padrões de requerimentos dos produtos,
fato que pode ser confirmado também pela parceria estratégica que a FOTON
possui na China com a Daimler nos caminhões pesados.
A FOTON, por meio de um plano estratégico, busca
constantemente parcerias com empresas de elevado “know-how” e competência
tecnológica. Exemplo disso está na parceria fechada junto à tradicional empresa
fabricante de motores, CUMMINS, que faz parte desse seleto grupo, assim como a
internacional empresa alemã, ZF, fabricante de transmissões, de reconhecido
prestígio e reputação, também parte importante dessa estratégia.
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