Processo que integra meio físico ao digital coloca todos
os produtos e serviços da rede de varejo na palma da mão do cliente
Sempre com o propósito de facilitar o acesso das pessoas
aos seus sonhos, a rede de varejo Lojas Lebes acaba de lançar o seu aplicativo
para celular, que materializa toda a Transformação Digital na qual a empresa
vem investindo nos últimos anos.
Utilizando as melhores tecnologias disponíveis no mercado
mundial, e com uma visão Omnichannel, a Lebes empoderou ainda mais os seus
clientes. Agora ele compra qualquer produto, paga como quer e recebe onde
quiser sem qualquer barreira. Inclusive, através do App será possível abrir
crediário digital e ter um limite de crédito aprovado em poucos minutos. Nas
próximas semanas será disponibilizada a compra online através desta forma de
pagamento. Além disso, o cliente poderá retirar o seu pedido em qualquer loja
sem custo e solicitar entrega de mercadorias pequenas em até 2 horas.
Outra novidade para o mercado de varejo é o empréstimo
pessoal digital. Através do aplicativo ou pelo site, qualquer pessoa pode
solicitar empréstimo à Lebes Financeira e escolher se o valor será depositado
direto na sua conta ou retirado em qualquer filial. “O App da Lebes é um marco
na história da nossa empresa e simboliza a grande onda da Transformação Digital
pela qual estamos passando”, comenta Otelmo Drebes, presidente da rede de
varejo.
Diversas práticas mostram essa atuação cada vez mais
“phygital” da Lebes. A rede de varejo, por exemplo, disponibiliza a Troca
Facilitada, que permite a aquisição de um produto via internet e sua troca na
loja física.
A Inteligência Artificial também já vem sendo
implementada na Transformação Digital da Lebes, que melhora ainda mais a
experiência de compra dos clientes. Um exemplo é a atendente virtual
“Lê”, que está à disposição para auxiliar o consumidor 24 horas por dia.
Todas estas novidades, que hoje já estão na palma da mão
dos clientes, têm por trás uma enorme movimentação para transformar a Lebes
analógica em totalmente digital. O objetivo é deixá-la mais ágil, escalável,
segura, integrada, inovadora, alinhada com o negócio, colaborativa, protagonista,
com maior diferencial competitivo e adaptável às mudanças.
O processo iniciou em 2018 com a contratação de
consultorias e a formação de um Comitê Estratégico de TI, que definiram juntos
os passos da Transformação Digital. “Promovemos a mudança da arquitetura de
inovação com a utilização de um software de barramento que facilita a
integração das mais diversas aplicações. Integração é a palavra que define a
Transformação Digital da Lebes, pois permite plugar inovações conforme forem surgindo.
E o App é a primeira novidade a ser conectada nesta estrutura”, explica
LuisBrocca, diretor de TI e Controladoria da Lebes. Segundo o diretor, a
empresa padronizou também o CloudComputing, plataforma de dados em nuvem
altamente escalável e disponível, que garante armazenamento com mais segurança.
Na onda da Transformação Digital, a Lebes é uma das
primeiras varejistas do Brasil a adquirir a plataforma S/4 Hana, versão mais
moderna do SAP. Esta tecnologia será responsável por todo
o backoffice da companhia, buscando cada vez mais governança e melhor
gestão de seus processos.
Neste movimento, a rede utiliza também a plataforma
Neogrid, que, influenciada pela Inteligência Artificial, melhora e agiliza os
processos de compra, de estoque, de distribuição e de integração com os
fornecedores.
Outro parceiro estratégico é a 4All, responsável por
traduzir em soluções e aplicativos, várias etapas da Transformação Digital,
principalmente nas que melhoram a experiência deste consumidor em sua jornada
junto à marca.
E para conhecer melhor os seus clientes e se
relacionar com eles de forma cada vez mais personalizada, a Lebes investiu
no Context 360 da Pmweb. Com esta plataforma, a empresa tem
uma visão completa dos consumidores, o que permite a estruturação de
um data lake, potencializando e otimizando a mineração dos
dados. Os resultados são melhorias na gestão com decisões e ações
ainda mais assertivas e individualizadas.
“A Lebes já está estruturada e preparada para continuar
inovando na era digital. Inclusive já contamos com uma consultoria para gestão
de mudanças, que está fazendo a transição junto aos nossos colaboradores.
Iniciamos também a jornada para a Transformação Ágil, incentivando a adoção de
metodologias que usam o trabalho colaborativo entre as áreas, melhorando assim
a qualidade e assertividade dos projetos. Este é o início da nova Lebes e
muitas outras novidades ainda estão por vir”, comenta Otelmo Drebes, presidente
da rede de varejo.
A SABER:
Fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do
Rio Grande do Sul, a Lojas Lebes tornou-se uma das maiores redes varejistas do
Estado. Com mais de 60 anos de atuação, a empresa está presente
em mais de 100 municípios, possui mais de 160 lojas no Rio
Grande do Sul e Santa Catarina, um milhão de clientes ativos e mais
de três mil funcionários.
A empresa, que fatura mais de R$ 1 bilhão, disponibiliza
um variado mix de produtos nas linhas de moda feminina, masculina, infantil,
acessórios, calçados, móveis, eletrodomésticos e tecnologia. Sempre pensando
no seu propósito, de facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos, a rede
abriu em agosto de 2017, no centro de Porto Alegre, a sua primeira Lebes Life
Store. O novo modelo de negócios que une Lojas Lebes e serviços como café,
restaurante, farmácia, entre outros, foi um marco para a história da empresa e
do varejo gaúcho.
A Lebes também atua no ramo da indústria de confecção com
a marca própria New Free, localizada em São Jerônimo. A fábrica produz mais de
um milhão de peças por ano, comercializadas exclusivamente nas lojas da rede.
O Centro Administrativo da empresa está localizado no
município de Eldorado do Sul, em uma área de dois mil m2. Já o moderno
Centro de Logística de 19 mil m2 encontra-se no Parque Logístico da GLP, em
Gravataí/RS.
A companhia, dentro da sua estrutura de
negócios, possui a Lebes Financeira, que há mais de 10 anos é
responsável pelo crediário da rede de varejo, oferecendo financiamentos e
empréstimos aos clientes e colaboradores. A Instituição é regulada
pelo Banco Central e auditada pela KPMG, uma das maiores empresas do segmento
no mundo. Com uma carteira de mais de 230 mil clientes, a Lebes Financeira
movimenta mais de R$ 220 milhões por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário