Artigo, Alexandre Garcia - O que é fake news

Quando se chama uma bandeira da Ucrânia de símbolo neo-fascista, isso define o que é fake news.|

Em agosto de 1954, o major da Aeronáutica Rubem Vaz, guarda-costas voluntário do jornalista Carlos Lacerda, foi morto por um tiro no atentado que visava Lacerda, praticado por integrantes da segurança do Presidente Getúlio Vargas. A Aeronáutica tomou a si a investigação do fato, instalando uma espécie de tribunal na Base Aérea do Galeão, que entrou para a História como República do Galeão.

Quem se sentiu agredido ignorou os caminhos legais, fez o inquérito e julgou. Dois dias depois, Getúlio se matou. Não creio que o Supremo de hoje queira comparar-se àquilo, para tirar um presidente.  É o Inquérito das Fake News mas, ironicamente, essa denominação, em si, já é uma fake news.

O que se faz é censura, proibida pela Constituição, que garante a liberdade de opinião a da livre manifestação. Ameaça, calúnia, injúria e difamação são crimes; não fake news.

Se alguém posta a intenção de tocar fogo no Supremo ou enfiar outra faca em Bolsonaro, isso não é notícia falsa; é ameaça, crime previsto no Código Penal. Se alguém calunia a mulher de uma autoridade, esse crime também está no código penal; se alguém ofende um juiz ou o Presidente da República, isso é injúria ou desacato; não é fake news.

O que é fake news
Fake news é quando a gente conta 800 veículos numa manifestação na Esplanada, como na de domingo, e a notícia diz que havia 150. Quando um grupo de camisas-pretas, punhos cerrados, com todas as características de movimento fascista, atacando manifestantes pacíficos a socos e pontapés, e é chamado de "antifascista”, porque gritava “democracia”, isso define o que é fake news - assim como quando se chama uma bandeira da Ucrânia de símbolo neo-fascista.

Na verdade, é justamente nas redes sociais que a desinformação de qualquer origem é desmascarada e desmentida.

O inquérito sobre a interferência na polícia Federal, que Sergio Moro originou, foi por água abaixo depois da divulgação do vídeo da reunião ministerial. Agora o ministro Barroso, que assumiu a Justiça Eleitoral, vai tirar da gaveta queixa de dois candidatos derrotados, Boulos e Marina.

O inquérito das fake news pode ser aproveitado e investigar o passado, já que nem finalidade clara ou prazo tem. Os perdedores querem anular o registro da chapa que venceu a eleição, com o que se cassaria o voto de quase 58 milhões de eleitores. Seria a mesma concepção de democracia atribuída pelas fake news aos camisas-pretas da Av. Paulista.

No primeiro artigo da Constituição, o parágrafo único que diz que todo poder emana do povo. E isso não é fake news; é a base da democracia."

2 comentários:

  1. Excelente texto Políbio, Alexandre como sempre ótimo.

    ResponderExcluir
  2. É de lamentar a insensatez de alguns integrantes do S.T.F. Apenas estas pessoas ignoram o desprezo e a descrença do povo com este instituição.
    Carlos Edison Domingues

    ResponderExcluir