Vacina e kit covid, semelhanças

 O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, comparou a aplicação emergencial de vacinas contra a covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para a doença, como a hidroxicloroquina. A afirmação foi feita em entrevista à rádio CBN na manhã desta 5ª feira (28.jan.2021)


“A vacina não tem bula neste momento para o uso emergencial. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] determinou que haja o termo de consentimento livre esclarecido para que o paciente seja imunizado durante período de uso emergencial até que ela tenha bula. Então, é uma situação bem semelhante”, afirmou.


De acordo com Franco, a possibilidade de receitar medicamentos sem eficácia comprovada no combate à covid-19 “faz parte da autonomia do médico”. Ele negou que o aplicativo TrateCov, feito pelo Ministério da Saúde e retirado do ar na semana passada, tenha incentivado o uso dos remédios.


“Não é uma recomendação. Se você pegar a bula de um remédio, está dizendo que o antibiótico se presta para um tipo de inflamação, mas isso não é uma recomendação”, disse.


O secretário-executivo do Ministério da Saúde respondeu às declarações feitas pelo direto do Instituto Butantan, Dimas Covas, nessa 4ª feira (27.jan), sobre a demora do governo federal em confirmar a compra de um lote extra da CoronaVac. Segundo Covas, o governo paulista pode exportar a carga caso o Executivo federal não se manifeste.


“Podemos tomar essa decisão semana que vem ou até o dia 30 de maio, porque continuamos negociando com outros laboratórios”, disse Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário