Nota do Clube de Opinião do RS sobre a prisão política do jornalista Wellington Macedo

NOTA DO CLUBE DE OPINIÃO  - WELLINGTON MACECO

O Clube de Opinião do Rio Grande do Sul torna público veemente protesto de seus membros: há um jornalista preso por motivos políticos, em greve de fome, e isso acontece no Brasil! 

O colega Wellington Macedo, preso no contexto do inquérito com que o STF investiga atos ditos antidemocráticos, completou ontem (23/09) 19 dias em greve de fome até que os apelos de sua esposa fossem ouvidos e seu estado de saúde motivasse, enfim, socorro médico. Ele continua encarcerado. 

De um lado, nos sentimos solidários com o colega e indignados com o cerceamento de sua liberdade e a restrição de seus direitos. Vale lembrar que sua prisão foi determinada por presunção de que algo “antidemocrático” e calamitoso fosse ocorrer nas manifestações do 7 de setembro. O colega Wellington Macedo foi a única vítima dessas fantasias e fantasmas.

De outro lado, lamentamos o silêncio de organizações ligadas a Direitos Humanos, das representações nacionais dos jornalistas e a omissão de tantos veículos de comunicação do país em relação a este caso que nos faz lembrar antigos tempos sombrios e atualidades cubanas. 


Porto Alegre, 24 de setembro de 2021.

Julio Ribeiro – Presidente

Alexandre Appel

Ayres Cerutti

Felipe Vieira

Fernanda Barth

Fernando Di Primio

Flávio Dutra

Gilberto Simões Pires

Guilherme Baumhardt

Gustavo Victorino

Joabel Pereira

Karim Miskulin

Marco Poli

Milton Cardoso

Percival Puggina

Políbio Braga

Ricardo Azeredo

Rogério Amaral

Rogério Mendelski

Sergio Jost

Vitor Bley de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário