Bagé

Bagé mais uma vez foi destaque em âmbito nacional pela conduta no combate à Covid-19. Recentemente, um  levantamento mostrou que mais da metade dos municípios brasileiros não registraram mortes em setembro deste ano, e Bagé está na lista. Foram 3.274 cidades sem notificação de mortes no último mês, um aumento de 31,8% em relação às 2.484 de agosto. A pesquisa foi realizada pelo site de notícias G1, utilizando dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa.


Em setembro deste ano, 58% dos municípios brasileiros não registraram mortes por Covid-19, o maior percentual desde maio de 2020. Porém a maior parte dos municípios sem mortes tem menos de 10 mil habitantes: são 1.884 nessa faixa populacional (57,5% do total), bem diferente de Bagé, que conquistou a marca positiva mesmo estando na faixa de mais de 120 mil habitantes. Apenas 13 municípios com mais de 100 mil habitantes não informaram mortes no mês, sendo Bagé a única da região sul.

O prefeito Divaldo Lara destaca que a vacinação avançada e ágil, além das medidas acertadas desde o início da pandemia, garantiram os resultados positivos. “Hoje estamos com 99,4% da população-alvo vacinada, o que nos garante segurança para retornarmos gradativamente às atividades normais. Fomos um exemplo e isso nos orgulha muito porque lutamos para salvar a vida dos bageenses e manter a economia funcionando. Com certeza os indicadores positivos, como queda no número de casos, internações e óbitos, continuarão sendo registrados”, avalia.

O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Michelon Apoitia, credita o bom indicador à gestão. “Altos índices de vacinação, cuidado com a nossa população e todos os protocolos necessários. Medidas como a antecipação da vacinação dos agentes da segurança, buscas ativas e uma excelente estrutura para vacinação fazem toda a diferença. Esses foram os pilares da gestão do prefeito e da Secretaria, sempre buscando alternativas e soluções para os problemas, que nos fizeram sair dos piores indicadores para os melhores”, finalizou.

  

Box

As grandes cidades (com mais de 100 mil habitantes) que não registraram nenhuma morte por Covid-19 em setembro são:


    São José de Ribamar (MA)

    Simões Filho (BA)

    Marituba (PA)

    São Félix do Xingu (PA)

    Itapipoca (CE)

    Colatina (ES)

    Bagé (RS)

    Parintins (AM)

    Paragominas (PA)

    Lagarto (SE)

    Breves (PA)

    Itacoatiara (AM)

    Itaituba (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário