Este material é da área de comunicação da prefeitura de Porto Alegre. Texto de  Luize Baini e edição de Lucas Barroso.

Os testes rápidos de antígeno, oferecidos nas unidades de saúde da Capital para detecção da Covid-19, têm gerado algumas dúvidas na população. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma série de perguntas e respostas sobre o assunto. Confira:


1. Quem pode fazer o teste rápido de antígeno contra a Covid-19?


Moradores de Porto Alegre com sintomas de covid-19 (febre ou calafrio, dor de garganta, tosse, cefaléia, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, adinamia, mialgia)


2. Pacientes assintomáticos também podem realizar o teste?


Apenas pacientes assintomáticos moradores de Porto Alegre que tiveram contato próximo com casos confirmados da doença. Considera-se contato próximo quando for superior a 30 minutos no mesmo ambiente, sem uso de máscara e com distanciamento inferior a 1 metro. O último contato deve ter ocorrido 2 dias antes até 10 dias após o início dos sintomas do contactante. No caso de contato com paciente positivo assintomático, considera-se 2 dias antes até 10 dias após a data da coleta do exame do contactante.*


3. Quando deve ser feito o teste? 


De preferência, entre o terceiro e quinta dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de covid-19.


4. É só chegar na Unidade de Saúde e fazer o teste?


Não. Os pacientes devem passar por avaliação clínica antes e, se houver indicação, serão encaminhados para testagem na própria unidade. 


5. Quanto tempo demora para sair o resultado?


Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos, variando de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade.


6. Onde está disponível a testagem?


Em todas as unidades de saúde da capital, de acordo com o horário do funcionamento das mesmas. Confira os endereços aqui.


7. Posso fazer o teste RT-PCR?


Não é possível escolher qual teste será realizado. Os pacientes sintomáticos que tiverem resultado negativo no antígeno poderão realizar teste RT-PCR para confirmação, mediante encaminhamento das Unidades de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário