Adesão ao Mastercard City Possible

 Foi nesta terça-feira o ato de adesão do município de Porto Alegre ao Mastercard City Possible para o Biênio 2022/2023. 

Ao lado de grandes centros urbanos como Los Angeles (Estados Unidos), Melbourne (Austrália), Dublin (Irlanda), Dubai (Emirados Árabes) e Buenos Aires (Argentina), Porto Alegre passa a integrar oficialmente o programa. O convite ocorreu em Barcelona, na Espanha, durante o Smart City Expo World Congress 2021, considerado o maior evento de networking, conhecimento e fomento de oportunidades para cidades inteligentes.


O prefeito em exercício Ricardo Gomes salientou a importância estratégica da parceria. “Temos a intenção de intensificar o cenário de inovação em Porto Alegre e, com este convênio, estamos certos de que vamos construir juntos com as demais cidades parceiras um caminho de novas soluções”, destacou.


Segundo André Barbosa, Porto Alegre, uma das dez cidades com o maior número de startups do Brasil, quer ainda mais inovação. “A gestão está investindo nessa área. Tivemos a oportunidade de conhecer o 22@Barcelona, durante nossa participação no Smart City Expo Congress, ano passado, que é uma das referências para o desenvolvimento do 4° Distrito. A região deu um salto de qualidade, mostrando que união das iniciativas pública e privada pode ser uma referência de sucesso. É gratificante poder fazer parte desta rede mundial e compartilhar conhecimento."


Fernanda ressaltou que a Mastercard apoia o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cidades. A diretora citou como um dos exemplos a modernização do pagamento do transporte público em Londres. "Desenvolvemos conjuntamente uma solução para esse tipo de solução. Oferecemos uma alternativa inovadora que pode ser utilizada em outra cidade da rede", afirmou.


O City Possible é uma rede mundial, promovida pela Mastercard, que busca estabelecer um novo modelo de localidades inclusivas e inovadoras, fundamentado na adoção de parcerias entre os setores público, privado e acadêmico. A iniciativa viabiliza a aplicação da tecnologia em favor da construção de cidades inteligentes, onde o desenvolvimento avança ao lado da sustentabilidade.


O termo firma compromisso de conjugar esforços para explorar potenciais áreas de colaboração relacionadas a iniciativas de cidades inteligentes no âmbito do projeto. Porto Alegre passará a ter acesso a conteúdo e materiais de pesquisa de parceiros acadêmicos do programa em várias disciplinas, com a oportunidade de propor tópicos para pesquisa e avaliação adicionais; solicitar e adquirir know-how e experiência de empreendedores, tecnólogos e outros profissionais membros da rede. Tem como finalidade, em parte, identificar projetos de desenvolvimento urbano de interesse mútuo para a Mastercard e o Município, nos quais a realização do interesse público possa ser promovida de forma harmônica e potencializada através de parcerias.


As soluções inovadoras já testadas e aprovadas em uma cidade podem ser implementadas em qualquer outra integrante da rede global. Dentre os benefícios, o programa City Possible destina-se a permitir que o município atinja os seguintes objetivos: reconhecimento como uma cidade inteligente e laboratório para inovação, posição de liderança em inovação digital inclusiva e capacidade de coletivamente criar e desenvolver soluções com impacto local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário