Nota sobre escolha do MDB

 Porto Alegre, 23 de março de 2022.

POR UM MDB DEMOCRÁTICO E REPRESENTATIVO

Ao presidente Fábio Branco e demais membros da Executiva Estadual

Os partidários que subscrevem a presente moção vêm apelar para que se restabeleça no atual processo de decisão do MDB estadual uma das marcas mais consistentes dos seus 56 anos de história - a democracia interna.

Tradição que, no Rio Grande, vem de muito longe, quando em tempos de amplo diálogo com as bases houve pré-convenções que avaliaram grandes nomes como Fogaça e Schirmer, Antônio Brito e Mendes Ribeiro, Sartori e Zilkoski. E foram construídas grandes vitórias.

Conferir exclusivamente ao Diretório Estadual o direito de definir o nome do candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2022 não representa apenas a retirada do protagonismo do coletivo. Impactará na legitimidade do representante a ser definido sem a participação dos nossos prefeitos, vereadores, presidentes municipais, delegados à convenção estadual, e outros tantos representantes partidários que são a voz de todas as regiões e municípios do Estado.

Partido democrático por natureza, é inadmissível que o caminho encontrado contrarie a lógica da participação e prive a base, que é quem elege, em um formato que é fruto de um movimento que consideramos equivocado.

Diante disto, fazemos de forma respeitosa e coletiva um apelo pela revisão urgente desta decisão e pelo adiamento da pré-convenção para a primeira semana de abril, com o mesmo colégio já estabelecido em resolução e acrescido dos presidentes onde temos prefeitos, a fim de que a escolha do candidato do MDB ao Piratini seja fruto da decisão com representatividade ampla e legítima dos militantes.

O partido chega em uma encruzilhada, e temos a chance de escolher um caminho mais digno e plural, retomando a unidade partidária para construir nosso projeto de futuro e transformar o Rio Grande.

Nossas saudações democráticas,

SUBSCREVEM OS SEGUINTES FILIADOS AO MDB:

Pedro Simon Germano Rigotto

José Fogaça

Sebastião Melo

Osmar Terra

Tiago Simon

Cezar Schimer

José Paulo Cairoli

Patrícia Alba

Marco Alba

Idenir Cecchim

Luís Roberto Ponte

Luiz Zaffalon

Tânia Terezinha da Silva

Pablo Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário