Cotecna anuncia primeira aquisição no Brasil, com compra do Laboratório Agronômica

Empresa suíça especializada no segmento TIC (teste, inspeção e certificação) adquiriu laboratório do Rio Grande do Sul na última semana

A Cotecna – empresa suíça e uma das líderes mundiais no segmento de teste, inspeção e certificação – anunciou a aquisição do Laboratório Agronômica, um dos principais laboratórios de diagnóstico fitossanitário do país, com sede no Rio Grande do Sul.  O valor da compra não foi divulgado pelas empresas. A transação foi concluída na última semana e reuniu representantes das duas empresas em Porto Alegre (RS).

De acordo com o economista Vinicius Oliveira, sócio da Redirection International, que assessorou a transação para a Cotecna, a negociação levou quase um ano para ser concluída e é a primeira aquisição da empresa suíça no Brasil. “A Cotecna tem investido em operações de fusões e aquisições (M&A) como um dos principais caminhos para o seu crescimento. Desde 2014 foram pelo menos doze transações de M&A em todo o mundo e, agora, anuncia sua primeira operação no Brasil. Nós estamos desde 2017 nesta parceria, ajudando a  empresa a mapear e identificar oportunidades como esta no mercado brasileiro”, destaca.

O Laboratório Agronômica é especializado em análises de diagnóstico fitossanitário, análise de produtos de controle biológico para uso agronômico e testes de sementes. A empresa é credenciada pelo Ministério da Agricultura e atua na identificação de pragas no trânsito nacional e internaional de produtos agrícolas. “Esta aquisição representa um passo importante para aumentar nosso portfólio de serviços em testes de agrociências no Brasil, e alavancar essa experiência em nossa rede global de laboratórios”, explica Sebastien Dannaud, CEO da Cotecna.

Vinicius Oliveira lembra que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo, o que reforça o papel da Cotecna como um player importante no agronegócio brasileiro. “O país tem avançado muito na pesquisa e no desenvolvimento agropecuário e, com a preocupação mundial pela segurança alimentar, muitas empresas multinacionais e fundos de investimento estão de olho neste setor ”, destaca.

M&A no Agronegócio

No ano passado o Produto Interno Bruto do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em relação a 2020, atingindo a participação de 27,4% do PIB nacional, a maior taxa desde 2004, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP) e da Confederação Nacional da Argicutlura e Pecuária (CNA). Na esteira deste crescimento, somente no ano passado, foram realizadas 78 transações de fusões e aquisições no setor, de acordo com a Transactional Track Record (TTR).

O agronegócio é um dos principais setores atendidos pela Redirection International na assessoria de transações de M&A. Com vasta experiência na área, nos últimos anos, a Redirection atuou em transações importantes do mercado brasileiro, tais como a compra da Frango Granjeiro pela Cooperativa Lar e a aquisição da Granotec pela holandeza Corbion, por exemplo.

Sobre a Redirection  

A Redirection é uma consultoria especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais do middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo.  https://www.redirection.com.br/  


Nenhum comentário:

Postar um comentário