Due diligence pode mitigar fraudes imobiliárias

A verificação de antecedentes é imprescindível na compra de um imóvel; Saiba como se proteger de fraudes nesse cenário


O momento de comprar um imóvel é a realização de um sonho para diversas pessoas, no entanto, é importante ter atenção, afinal, muitos riscos envolvem o processo de compra e venda de uma casa ou apartamento. Existem diversos golpes fraudulentos que podem ser aplicados nesse processo.

Nesse cenário, as possibilidades para golpes vão desde documentação falsa até a tentativa de venda de um imóvel sem a autorização de um dos proprietários. Para solucionar essa questão, o due diligence ou, em tradução livre, diligência prévia é uma alternativa para realizar a verificação de antecedentes seja de quem está comprando ou vendendo.

“Ao iniciar o processo de compra de um imóvel, é preciso se atentar às documentações, saber se o imóvel possui dívidas, o histórico da imobiliária e é imprescindível visitar o local, se possível mais de uma vez antes de fechar a compra”, comenta Francisco Fernandes, head de background check no Grupo IAUDIT.

O processo de due diligence pode ser dividido entre massificado e personalizado, sendo que o primeiro tipo é ideal para checagens que precisam ser rápidas e em grande quantidade. Enquanto o segundo leva mais tempo e traz mais informações detalhadas em um dossiê, para que o comprador ou vendedor possa tomar a melhor decisão possível.

Como funciona o due diligence no setor imobiliário?

No caso das imobiliárias, o modelo personalizado é a melhor maneira de verificação, afinal, as informações sobre um possível comprador ou vendedor são mais detalhadas. Segundo o especialista, é importante ressaltar que a decisão final de  seguir adiante e fechar o negócio de compra ou venda do imóvel, mesmo com algum apontamento encontrado, é de quem solicitou o due diligence, visto que o serviço apenas fornece dados para ajudar na tomada de decisão. 

Para os as empresas ou pessoas que sentem a necessidade de ter uma segurança a mais sobre os novos negócios que estão fazendo, é montado um escopo com fontes de pesquisas que vão ajudar a conhecer melhor um potencial comprador. Com isso, é possível ter um histórico detalhado para ajudar na decisão. 

“O foco da pesquisa é baseado em dados patrimoniais, verificando a possibilidade de tentativas de crimes financeiros, a possibilidade de pagar a casa ou apartamento, caso a compra aconteça, e vale ressaltar que isso permite que quem solicitou a checagem não caia em golpes imobiliários”, explica Fernandes.

Além disso, a falta da verificação nesse cenário impacta negativamente porque pode ocasionar uma negociação com alguém que não conseguiria pagar pelo imóvel ou até mesmo o comprador acabar sendo vítima de uma fraude imobiliária.

“Quando este recurso está presente desde o plano de negócios da compra ou venda de imóveis, os benefícios são maiores, isso vai possibilitar que, desde o primeiro contrato, a empresa e o comprador tenha conhecimento de negócio e proteção desde o início, mitigando os problemas que possam vir a ter”, finaliza Fernandes.  

 

Sobre o  Grupo IAUDIT: 

O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e  Canal de Denúncias. Além de trazer o que há de mais inovador no mercado tecnológico e corporativo, incorporando precisão e velocidade nos seus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário